A Confederação Brasileira de Futebol vai testar uma nova linha do VAR na grande decisão da Supercopa do Brasil, marcada para o próximo sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, entre Flamengo (campeão da Copa do Brasil) e Palmeiras (campeão do Brasileirão). Quando houver sobreposição, ainda que mínima, da linha do último atacante e do penúltimo defensor, o lance será considerado legal, que vai beneficiar os atacantes, visto que vai diminuir os lances anulados por impedimento. A informação foi publicada inicialmente no portal “Metrópoles”.
Além disso, os lances analisados pelo VAR serão exibidos em tempo real nos dois telões do estádio. As duas novidades devem ser utilizadas ao longo do ano no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Em entrevista ao ex-árbitro Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem da Globo, o chefe dos árbitros da Premier League, Mike Riley, publicou em seu blog a explicação da diferença entre Inglaterra e o Brasil.
“A principal diferença está na programação do sistema que gera a linha. Na liga inglesa, quando as linhas se sobrepõem, o benefício da dúvida é pró-ataque. Nesse caso, a linha fica verde, e o atacante é considerado em posição legal. Já no Brasil, quando as linhas se sobrepõem, a decisão depende da cor que prevalece. Se for azul, a posição é legal. Se for vermelha, a posição é de impedimento. O gol anulado de Pedro Raul, do Goiás, contra o Atlético-GO seria validado na Premier League.”
- 100% no Baianão, Bahia encara o Jacobinense de olho na liderança
- Itabuna perde invencibilidade e pode deixar a liderança do Baianão
- Atacante pretendido pelo Vitória acerta com o Criciúma
- Diretor do Vitória fala sobre situações de João Pedro e Gustavo Blanco
- Paiva deve promover estreia de lateral contra o Jacobinense
- Vitória afasta volante após confusão no vestiário, diz repórter