Renato Paiva chega ao Bahia com mais dois profissionais portugueses

O auxiliar técnico convidado por Paiva para trabalhar no Bahia é Nuno Presume, de 53 anos.

Foto: Divulgação/Léon

O Esporte Clube Bahia oficializou a contratação do técnico português Renato Paiva, de 52 anos, que comandou esse ano o Club León, do México, e assinou contrato de dois anos. O treinador chega ao Esquadrão com mais profissionais portugueses, um auxiliar técnico e um treinador de goleiros, de acordo com informação do jornalista Elton Serra, da ESPN.

 

O auxiliar técnico será o experiente Nuno Presume, de 53 anos, que foi auxiliar da Seleção da Venezuela entre 2020 e 2021 e já passou por clubes como Sporting Lisboa e Vitória de Guimarães. Além disso, trabalhou como treinador em equipes de Portugal, como CD Fátima, GS Loures, e 1º de Dezembro.

Já o treinador de goleiros será Rui Tavares, de 43 anos, que trabalha com Renato Paiva desde 2021, no Independiente Del Valle e também no Club León. O profissional já passou por clube como Khorfakkan, dos Emirados Árabes; Sepahan, Zob Ahan e Tractor Club, todos do Irã.

Renato Manuel Alves Paiva, 52 anos, é natural de Pedrógão Pequeno, e iniciou no Benfica como auxiliar técnico, passando também como treinador das divisões de base e da equipe B, ficando de 2005 até meados de 2021. No clube português, formou talentos de classe mundial como o goleiro Ederson, o lateral João Cancelo, o meia Bernardo Silva e o zagueiro Rúben Dias, todos do Manchester City.

Após 16 anos em Portugal, foi contratado pelo Independiente del Valle, onde conduziu a equipe ao seu primeiro título do Campeonato Equatoriano. Em 45 jogos no comando do del Valle, somou 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com 82 golos marcados e 53 sofridos. Após duas temporadas no Equador, se transferiu para o Club León, do México, em junho deste ano, comandando o time em 18 jogos, com seis triunfos, quatro empates e oito derrotas. Pediu demissão em novembro.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário