Contratação de técnico foi decisão do Bahia, com aval do Grupo City

Em 2023, o Esporte Clube Bahia disputar quatro competições.

Foto: Divulgação/Benfica

O Esporte Clube Bahia confirmou nesta terça-feira o seu novo treinador para a temporada 2023. Quem comandará a equipe tricolor é o português Renato Paiva, de 52 anos, que acumula passagens por Benfica (Portugal), Independiente del Valle (Equador) e Club León (México). Apesar dos sócios terem aprovado a venda da SAF no último sábado, as decisões continuam sendo tomadas pela Diretoria Executiva, como frisou o Bahia na nota do anúncio do treinador. O Esquadrão explicou que “ainda há etapas legais,  regulatórias e financeiras que precisam ocorrer até o fechamento completo da transação”, mas garantiu que o Grupo City se colocou à disposição para opinar sobre a montagem da equipe, incluindo jogadores e staff.

 

“Apesar da votação expressiva dos sócios tricolores no último sábado (3) sobre a SAF do clube, com mais de 98% de aprovação, ainda há importantes etapas legais, regulatórias e financeiras que precisam ocorrer até o fechamento completo da transação. O CFG tem se colocado à disposição do Bahia para opinar sobre a montagem da equipe, incluindo jogadores e staff, assessorando o Esquadrão com base na experiência e na expertise que possui em aspectos técnicos e estratégicos do futebol. As decisões, porém, continuam sendo tomadas pelo Bahia.”

Renato Manuel Alves Paiva, 52 anos, é natural de Pedrógão Pequeno, e iniciou no Benfica como auxiliar técnico, passando também como treinador das divisões de base e da equipe B, ficando de 2005 até meados de 2021. Após 16 anos em Portugal, foi contratado pelo Independiente del Valle, onde conduziu a equipe ao seu primeiro título do Campeonato Equatoriano. Em 45 jogos no comando do del Valle, somou 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com 82 golos marcados e 53 sofridos. Após duas temporadas no Equador, se transferiu para o Club León, do México, em junho deste ano, comandando o time em 18 jogos, com seis triunfos, quatro empates e oito derrotas.

Em 2023, o Esporte Clube Bahia disputar quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro da Série A. A estreia do Esquadrão na temporada 2023 será no dia 11 de janeiro, diante da Juazeirense, às 19h15, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do Estadual. No Nordestão, a primeira partida será contra o Sampaio Corrêa, no dia 21, no Estádio Castelão, em São Luís do Maranhão.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário