Comissão técnica do Bahia terá cinco portugueses e um espanhol

Renato Paiva chegou com mais cinco profissionais na comissão técnica.

Foto: Renan Pinheiro

Com a chegada do técnico português Renato Paiva, que desembarcou em Salvador nesta semana, para iniciar os trabalhos no CT Evaristo de Macedo a partir do dia 12 de dezembro quando está marcada a reapresentação do elenco, o Esporte Clube Bahia também já definiu a comissão técnica, que é formada por quatro portugueses e um preparador físico espanhol, que trabalharam com Paiva no Léon, do México, nesta temporada. A informação foi divulgada pelo ge.globo.

 

Além de Renato Paiva, a nova comissão técnica do Esporte Clube Bahia será formada pelos portugueses Nuno Presume (auxiliar técnico), Ricardo Dionísio (auxiliar técnico), Rui Tavares (treinador de goleiros) e David Pereira (analista de vídeo), além do espanhol António Bores (preparador físico).

CURRÍCULO DO NOVO TREINADOR

Renato Manuel Alves Paiva, 52 anos, é natural de Pedrógão Pequeno, e iniciou no Benfica como auxiliar técnico, passando também como treinador das divisões de base e da equipe B, ficando de 2005 até meados de 2021. No clube português, formou talentos de classe mundial como o goleiro Ederson, o lateral João Cancelo, o meia Bernardo Silva e o zagueiro Rúben Dias, todos do Manchester City.

Após 16 anos em Portugal, foi contratado pelo Independiente del Valle, onde conduziu a equipe ao seu primeiro título do Campeonato Equatoriano. Em 45 jogos no comando do del Valle, somou 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com 82 golos marcados e 53 sofridos. Após duas temporadas no Equador, se transferiu para o Club León, do México, em junho deste ano, comandando o time em 18 jogos, com seis triunfos, quatro empates e oito derrotas. Pediu demissão em novembro.

Autor(a)

Fellipe Costa

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário