Bahia vence o CRB e está de volta à Série A um ano após rebaixamento

Bahia retorna à Série A um ano após o rebaixamento.

Após fracassar nas duas tentativas de conquistar o acesso com antecedência, empatando com Vila Nova e Guarani (ambos por 1 a 1) diante de 48 mil tricolores na Arena Fonte Nova, o Esporte Clube Bahia prolongou a angústia para a última rodada da Série B, porém, a chance do acesso escapar era bem pequena, diria apenas com uma tragédia: perder pro CRB e o Sport golear o Vila Nova. Mas como ainda terá o julgamento do jogo Sport x Vasco, o importante era pontuar em Alagoas, e o Esquadrão entrou em campo sabendo dessa importância e conseguiu vencer o time alagoano por 2 a 1 com o campo encharcado no Estádio Rei Pelé, conquistando o retorno à elite do futebol nacional um ano após a queda. O os gols tricolores foram marcados por Daniel e Mugni (pênalti).

 

Com o triunfo, o Esporte Clube Bahia finaliza a Série B 2022 na 3ª colocação, com 62 pontos. Mesmo se perdesse, ainda assim garantiria o acesso visto que o Sport apenas empatou sem gols com o Vila Nova em Goiânia. A outra vaga que estava em aberto ficou com o Vasco da Gama, que venceu o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior e também chegou aos 62 pontos, ficando no 4º lugar. Bahia e Vasco se juntam a Cruzeiro e Grêmio.

Debaixo de chuva, o Bahia começou o jogo pressionando e teve duas chances claras desperdiçadas por Caio Vidal antes dos 15 minutos. Vitor Jacaré chegou a balançar a rede aos 22, mas o gol foi invalidado por impedimento de Caio Vidal no lance. Porém, aos 25, Jacaré cobrou escanteio, o goleiro afastou de soco e Daniel pegou de esquerda da entrada da área para abrir o placar. Com a vantagem no placar, o Tricolor seguiu criando chances e poderia ter feito um placar mais confortável. Luiz Otávio quase anotou de cabeça, parando em boa defesa do goleiro Vitor Caetano. O CRB, por sua vez, ameaçou pouco e teve sua melhor chance com Fabinho e finalização de fora da área.

No segundo tempo, a chuva piorou e deixou o campo completamente encharcado. Aos 5 minutos, Anselmo Ramon deu um passe de letra, Emerson Negueba arriscou de fora da área e o goleiro Mateus Claus aceitou, permitindo o empate alagoano. Aos 15 minutos, Caio Vidal sairia cara a cara com o goleiro, e foi derrubado por Diego Ivo. O árbitro deu amarelo, mas o VAR chamou e ele aplicou o vermelho. Mesmo com um futebol impraticável por conta das condições do gramado, as equipes tiveram chances de marcar e os goleiros trabalharam bastante. Aos 31 minutos, Anselmo Ramon deu um carrinho violento acertando as costas de Jacaré. O árbitro deu o vermelho e marcou a penalidade, convertida por Mugni, colocando o tricolor na frente e garantindo o acesso.

Agora o Esporte Clube Bahia começa a pensar exclusivamente na temporada 2023, quando disputará Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Brasileiro. A estreia tricolor no próximo ano será no Estadual, que terá início no dia 10 de janeiro e encerramento no dia 9 de abril. A fórmula de disputa foi mantida. Os 10 clubes vão se enfrentar em 9 rodadas na primeira fase. Os quatro primeiros se classificam para a semifinal. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B. As semifinais, com jogos de ida e volta, acontecerão nos dias 12 e 19 de março, enquanto a final será nos dias 2 e 9 de abril. O Nordestão só fará o sorteio dos grupos após a definição da fase preliminar.

RESULTADOS DA 38ª RODADA DA SÉRIE B

QUINTA, 03/11
20h00 – Grêmio 3 x 0 Brusque

SEXTA, 04/11
21h30 – Náutico 0 x 1 Ponte Preta

SÁBADO, 05/11
16h00 – Criciúma 2 x 0 Tombense
18h00 – Sampaio Corrêa 2 x 1 Londrina

DOMINGO, 06/11
16h00 – Guarani 1 x 0 Chapecoense
18h30 – CRB 1 x 2 Bahia
18h30 – Ituano 0 x 1 Vasco
18h30 – Vila Nova 0 x 0 Sport
18h30 – Operário 0 x 3 Novorizontino
18h30 – Cruzeiro 3 x 2 CSA

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário