CBF explica detalhes e confirma jogos da Pré-Copa do Nordeste 2023

O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.

Foto: Divulgação / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente na sexta-feira os confrontos da Pré-Copa do Nordeste de 2023. Além disso, a entidade explicou também os critérios para a definição dos 16 clubes participantes nessa fase preliminar. Potiguar de Mossoró, Sousa e Moto Club herdaram as vagas de Globo FC, Treze e Imperatriz, respectivamente. O método de escolha foram dois: primeiro, nove clubes entrando na competição pelo posicionamento no Ranking Nacional de Clubes (RNC); e, depois, outros sete com base na classificação final dos clubes na última edição dos estaduais. O time de melhor colocado recebe o 16º para o jogo único, o 2º será mandante contra o 15º e assim por sucessivamente.

 

A CBF também anunciou a criação de uma regra inédita, que prevê que todos os clubes participantes da Copa do Nordeste 2023 deverão obrigatoriamente ter atuado na 1ª divisão dos seus respectivos campeonatos estaduais de 2022. Com isso, o Moto Club foi beneficiado herdando a vaga do Imperatriz, que disputou nesta temporada a 2ª divisão do Campeonato Maranhense.

A fase preliminar da Copa do Nordeste começa no dia 5 de janeiro com os jogos da 1ª fase, enquanto a 2ª fase será no dia 8 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro. A fase de grupos inicia no dia 22 de janeiro, enquanto as finais devem ocorrer nos dias 19 de abril e 3 de maio. Dois clubes baianos estreiam na pré-Copa do Nordeste: Vitória e Jacuipense.

O Esporte Clube Vitória vai enfrentar na primeira fase o Cordino, do Maranhão, em jogo único no dia 5 de janeiro, no Estádio Manoel Barradas. Avançando, aguarda o seu adversário do duelo entre Jacuipense e Altos-PI. A partida do Leão na segunda fase também será única e no Barradão.

Veja os duelos da pré-Copa do Nordeste:

Vitória (1º) x Cordino (16º)
Jacuipense (8º) x Altos (9º)
CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
América-RN (7º) x Moto Club (10º)
Confiança (3º) x Sousa (14º)
Ferroviário (6º) x ASA (11º)
Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário