Ceará pode superar campanhas de Bahia e Sport na Sul-Americana

Apesar de feito do Vozão, que eliminou o The Strongest nas oitavas de final da competição, Esquadrão de Aço é o único clube da região que participou mais vezes do torneio

Foto: Aurélio Alves/O POVO

O Ceará conquistou a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana com 100% de aproveitamento nas fases anteriores, e vai enfrentar o São Paulo, com o primeiro jogo marcado para esta quarta-feira, às 19h15, no Estádio do Morumbi. Com a vaga nas quartas de final, o Vozão igualou Bahia e Sport como as melhores campanhas entre os clubes nordestinos na competição continental. O Tricolor alcançou a fase das quartas em dois momentos: em 2018 e 2020. Já o Leão da Ilha chegou em em 2017.

 

Por outro lado, o Esquadrão de Aço permanece como o time que participou de mais edições da Sula, com oito. Outro representante do estado é o Vitória, que divide o posto com o Sport, no quesito participações, com cinco edições. A Sul-Americana tem ganhado constantemente há 13 anos integrações de agremiações nordestinas. Atual representante da região brasileira, o Ceará já atuou em três edições. No mais,  Náutico, Santa Cruz e Fortaleza participaram somente uma vez.

Invicto na competição em 2022, o Ceará tem o melhor rendimento da história. O Vozão possui oito vitórias em oito jogos, se classificando como líder o seu grupo e eliminando o The Strongest nas oitavas de final. Já o Bahia conquistou quatro triunfos, um empate e três derrotas (em 2018 e em 2020), e o Sport três vitórias, um empate e quatro reveses. Vale lembrar que a Sul-Americana passou a ser disputada com fase de grupos no ano passado.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário