Guto Ferreira está entre as três opções para assumir o Sport-PE

Ex-técnico do Bahia está sem clube desde que deixou o comando tricolor

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Após a saída de Lisca do comando técnico do Sport, o clube pernambucano tem em Guto Ferreira a principal opção para o restante da Série B do Campeonato Brasileiro 2022. Além dele, Daniel Paulista e Eduardo Baptista estão no radar. Em uma consulta inicial, o Leão da Ilha recebeu uma resposta negativa do experiente treinador com várias passagens pelo Bahia. Ele, inclusive, aproveitou as férias para curtir o Nordeste. Recentemente, Guto Ferreira esteve no radar do Santos, que acabou fechando com Lisca.

 

O Leão da Praça da Bandeira está na 6ª posição, com 27 pontos, por somar seis vitórias, nove empates e quatro empates. Nesse sentido, a equipe soma 47,4% de rendimento. Nos últimos cinco jogos, o time pernambucano venceu uma, empatou três e perdeu uma.

Natural de Piracicaba (SP), Guto Ferreira acumula passagens por Criciúma, ABC, Ponte Preta, Portuguesa, Chapecoense, Sport, Bahia, Internacional e Ceará. Guto Ferreira teve três passagens pelo Bahia, a primeira em 2016, quando assumiu o time na Série B e colocou de volta na Elite, além disso, conquistou a Copa do Nordeste em 2017. Deixou o Tricolor para assumir o Internacional na Série B, mas acabou demitido pelo clube gaúcho antes do final da Segundona de 2017. Retornou ao Tricolor em 2018, mas não teve o mesmo sucesso da primeira passagem, apesar de ter sido campeão baiano. Acabou demitido e na sequência passou por Chapecoense e Sport antes de chegar ao Ceará, em 2020, onde viveu seu melhor momento na carreira.

Com Guto, o Vozão venceu 41 jogos, empatou 30 e perdeu 23. Em 2020, com Guto, o Ceará foi campeão da Copa do Nordeste de forma invicta, chegou às quartas de final da Copa do Brasil e conquistou a classificação à Sul-Americana de 2021. Já em 2021, o time foi vice-campeão cearense e da Copa do Nordeste. Além disso, acabou eliminado da Copa do Brasil para o rival Fortaleza nas oitavas de final e caiu também na primeira fase da Sul-Americana. Guto Ferreira foi demitido pelo Ceará no dia 30 de agosto de 2021, após um ano e cinco meses comandando a equipe. Na época, era o técnico há mais tempo no cargo entre os clubes da Série A. Em novembro de 2021, retornou ao Bahia com a missão de evitar o rebaixamento para Série B, mas não conseguiu Em 47 partidas oficiais na 3ª passagem, foram 20 triunfos, 10 empates e 17 derrotas.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário