Bahia repete feito de cinco clubes na história da Série B de pontos corridos

Esquadrão de Aço fica ao lado de Corinthians, Guarani, Chapecoense, Criciúma e Vasco

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A Série B do Campeonato Brasileirão 2022 deixou o Esporte Clube Bahia navegar durante todo o 1° turno no G-4. Isso porque o Esquadrão faturou 34 pontos em 19 jogos. Presente no grupo desde o começo da competição, o Tricolor Baiano divide a condição, na história da Segundona, com Chapecoense, Corinthians, Criciúma, Guarani e Vasco. Desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por pontos corridos, foram os únicos clubes que conseguiram passar um turno inteiro dentro do G-4, e todos terminaram conquistando o acesso ao término da competição.

 

Das cinco equipes, o único que terminou campeão foi o Corinthians. O Timão encerrou a 19ª rodada da Série B 2008 com 39 pontos, na primeira colocação, e terminou a competição com 85 pontos. Em 2009, o Guarani finalizou o primeiro turno com 34 pontos, e alcançou o acesso ao final das 38 rodadas na vice-liderança, com 69 pontos. O Criciúma, por sua vez, conquistou o acesso em 2012 com 73 pontos0. O Tigre terminou a rodada 19 no 2º lugar, com 42 pontos.

Um ano depois, em 2013, a Chapecoense foi vice-campeão, com 72 pontos, depois de terminar o primeiro turno como vice-líder, com 40 pontos. Já em 2016, o Vasco passou todo o primeiro turno entre os quatro primeiros, e conquistou o acesso no 3º lugar, com 65 pontos. No primeiro turno, foi primeiro lugar, com 39 pontos.

Outro feito envolve a campanha no turno inicial, onde o Bahia encerrou entre os três primeiros colocados. Além disso, o time somou dois jogos consecutivos sem vencer em somente duas chances. Um recorte da trajetória do time, atualmente comandado pelo técnico Enderson Moreira, abrange as quatro rodadas iniciais da competição. Ao todo, somou três triunfos e um empate. A primeira derrota do time baiano aconteceu na quinta rodada, longe de Salvador: 1 a 0 para o Ituano. Atualmente, o Esquadrão figura na 3ª posição, com 10 triunfos no geral, além de quatro empates e cinco derrotas.

 

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário