Jornalista sugere redução de equipes na Série A do Brasileirão

Durante a edição da última quinta-feira (21) do programa Bate Pronto, da Rádio Jovem Pan, jornalista acredita que nível técnico está condicionado a esta alteração

A Série A do Campeonato Brasileiro tem sido disputada com 20 times participantes no sistema de pontos corridos há 16 anos. Para alcançar essa metodologia, a competição passou por intensas reduções de integrantes, desde que adotou o formato em 2003. Ainda assim, uma nova diminuição no total de clubes na elite do futebol brasileiro precisaria ocorrer para ampliação do nível técnico da competição. É o que acredita o comentarista esportivo Mauro Cezar Pereira, ex-ESPN e atualmente na Rádio Jovem Pan.

 

“Eu tenho uma tese que, cada vez mais, eu acho que a Primeira Divisão do futebol brasileiro não tem 20 times. No máximo 18 de nível técnico. Você pega a pontuação nos últimos anos e sempre vê uma ou duas equipes muito abaixo. Se fossem dois rebaixados, seriam no começo do segundo turno. Todo ano tem um ou dois times muito afundados lá em baixo”, comentou Mauro Cezar, na edição da última quinta-feira (21), do programa Bate Pronto, da Rádio Jovem Pan.

Em 2021, por exemplo, a Chapecoense conquistou o título de pior time do torneio de forma disparada. Em 114 pontos disputados, o Verdão do Oeste emplacou apenas 15. Na antepenúltima edição mais recente do Brasileirão, Botafogo, Coritiba e Goiás foram rebaixados com menos de 10 vitórias e m 38 rodadas.

Para o jornalista Mauro Cezar, o cenário deste ano vai ser similar aos dos anos anteriores. “Então você vê o quê? Time de Série B na Série A. O Avaí parece ser um time de Série B na Série A, tecnicamente falando”, finalizou.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário