Ednaldo Rodrigues indica genro para cargo de R$ 10 mil por jogo na Conmebol

A nomeação ocorreu no fim do ano passado e foi registrada em carta enviada ao secretário-geral da Conmebol

Segundo informação divulgada pelo jornalista Diego Garci, do portal Uol Esportes, o presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, nomeou o genro como um dos delegados da entidade na Conmebol, cargo que rende remunerações de até R$ 10 mil por partida trabalhada, podendo alcançar cerca de 30 jogos ao longo da temporada. A nomeação ocorreu no fim do ano passado e foi registrada em carta enviada ao secretário-geral da Conmebol, José Astigarraga, em documento assinado por Ednaldo.

 

“Diante desse cenário e do vínculo familiar existente com o atual presidente interino da CBF, indagamos se há no entendimento da Conmebol um conflito de interesses que impeça a recondução”, questionou André Megale, diretor de governança da CBF, por e-mail, à diretoria da Conmebol.

Segundo portal UOL, a indicação do genro a uma vaga bem remunerada na Conmebol não caiu bem entre algumas pessoas envolvidas na cartolagem. A avaliação é de que, quando Ednaldo era vice, não existia o conflito de interesses; Porém, agora que virou presidente interino, indicar um genro indica uma espécie de compadrio, uma forma de nepotismo, o que deveria ser evitado por ser imoral. Em nota, a CBF disse não existir conflito de interesses no caso. Leia abaixo:

“O Sr. Gabriel Brandt nunca foi funcionário da CBF e, assim como outros profissionais de todo o país, exerce a função de Supervisor de Imprensa em jogos de competições regionais, nacionais e internacionais desde 2013, tendo iniciado suas atividades na Copa das Confederações organizada pela FIFA no Brasil. No ano seguinte, atuou como oficial em jogos na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Na ocasião, não tinha qualquer vínculo com o atual presidente em exercício da CBF.

Sua indicação para atuar em jogos da Conmebol ocorreu em 15 janeiro de 2021, conforme ofício da Secretaria Geral da CBF número 137/2021, sendo este período anterior à posse do atual presidente em exercício da CBF, ocorrida em 25 de agosto de 2021. Essa indicação obedeceu integralmente aos critérios técnicos e de governança e conformidade estabelecidos pela entidade sul-americana, a qual o Sr. Gabriel Brandt reportou todas as informações.

No momento da recondução em dezembro de 2021, o próprio Gabriel Brandt, na apresentação da documentação solicitada, informou que era genro do presidente interino da CBF. A CBF, através da Diretoria de Governança e Conformidade, encaminhou em 07 de dezembro de 2021 uma consulta formal sobre o tema à Directoria de Ética y Cumplimiento da Conmebol, tendo recebido confirmação expressa de que não há conflito, conforme documento recebido em 09 de dezembro 2021″.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário