Jovens laterais conquistam espaço no Bahia e deixam ‘experientes’ para trás

Douglas Borel assumiu a titularidade em quatro das sete partidas oficiais disputadas pelo Esquadrão de Aço em 2022; Alternativa no banco de reservas, André desbanca experiente lateral Jonathan

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia

O Esporte Clube Bahia anunciou até o momento três laterais para a disputa das competições na temporada 2022. Entre eles, Jonathan, lateral-direito, de 29 anos, com passagem por clubes como Atlético-GO e Botafogo. O objetivo da diretoria tricolor era sanar a carência da posição, após a saída de Nino Paraíba para o Ceará, no final do ano passado.

 

Ainda assim, a solução dos últimos jogos acabou encontrada nas categorias de base. Integrantes do elenco profissional, os jovens Douglas Borel e André, de 19 e 18 anos, respectivamente, ganharam força no time titular. Formados nas divisões do Esquadrão de Aço, ambos têm apresentados boas atuações quando solicitados pelo técnico Guto Ferreira.

Revelado pelo Tricolor Baiano em 2019, Borel participou de sete dos 10 jogos da equipe na atual temporada, sendo quatro como titular. Caracterizado pelo drible e ofensividade, ele conquistou espaço no time em jogos importantes do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste.

“Temos que falar do Borel, que a cada dia se fortalece, amadurece, cria casco, cria lastro. Ainda a gente sabe desse probleminha dele de câimbra, são coisas que a gente tem que trabalhar em cima, pode ser psicológico também, porque ele se entrega muito. E tem que adquirir essa situação, precisa avaliar uma série de coisas, em termos de organismos dele, que a gente só intitular ‘é isso, é aquilo’ é muito fácil. Tem que examinar, para buscar solução. É um grande jogador, tem nos ajudado muito, um jogador que tem personalidade, tem qualidade, e hoje tem sido titular e tem chance de nos ajudar bastante”, analisa o treinador do Bahia.

Por outro lado, após boa atuação no time que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, André soma duas participações diretas do banco de reservas. Elogiado pelo desempenho defensivo, ele recebeu bastante elogios da torcida tricolor e da imprensa baiana. Cauteloso no posicionamento, Guto considera cedo para colocá-lo como concorrente à titularidade da posição.

“Eu acho cedo ainda. André tem 18 anos. Segundo jogo que ele entra, subiu o sarrafo no jogo (contra o CSA). Jogo num nível mais difícil, mas mostrou mais personalidade. Talvez, se ele não tivesse entrado no jogo passado, contra o Globo, talvez ele tivesse errado muito (contra o CSA). E os acertos dele no jogo contra o Globo trouxeram confiança para ele acertar, fazer um jogo sólido defensivamente. Ofensivo, ele sabe, eu tenho conversado com ele, que tem coisas a melhorar. Mas ele já tentou fazer, o que é muito importante. E ele tem treinado, ele tem buscado, e a gente não pode esquecer”, avalia o comandante.

Contratado para assumir a braçadeira de titular da lateral-direita, Jonathan sequer integrou a lista de jogadores convocados para os dois últimos jogos do Esquadrão. Com certa rodagem em agremiações do futebol brasileiro, ele jogou pela última vez na derrota para o Barcelona de Ilhéus por 1 a 0, na Arena Fonte Nova.

Acima de tudo, nas últimas duas temporadas, Jonathan saiu do Coritiba e do Botafogo sem deixar saudade nos torcedores dos dois clubes. Pelo Coxa, disputou 24 jogos e marcou um gol, já pelo Glorioso, entrou em campo sete vezes a menos.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário