Bahia volta ao estádio onde foi da alegria à tristeza em 2021

Esquadrão de Aço vai enfrentar o Fortaleza, neste sábado (19), às 17h45, na Arena Castelão

Na tentativa de retomar o caminho do triunfo após o empate em 1 a 1 com o CSA, na última quarta-feira (16), o Esporte Clube Bahia volta a campo neste sábado (19), às 17h45, na Arena Castelão. Estádio que sediou momentos distintos do Esquadrão de Aço no ano passado. No dia 8 de maio, o Tricolor Baiano venceu o Ceará nos pênaltis e faturou a edição do Nordestão daquele ano. Por outro lado, sete meses depois, viu a derrota para o Leão da Pici rebaixar a equipe para a Série B pela quarta vez em sua história.

 

Agora, diante do Tricolor do Pici, a equipe do técnico Guto Ferreira pode não só retomar o domínio nos confrontos pela competição após três jogos como também conquistar a liderança do Grupo B em uma possível combinação de resultados. Em síntese, em 2021, o Bahia pisou no gramado da Arena Castelão por seis vezes, onde conquistou três triunfos, duas derrotas e um empate, ou seja, um aproveitamento de 55%.

No primeiro encontro, o meio-campista Rodriguinho foi o protagonista com três gols na goleada por 4 a 0, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida, que aconteceu em fevereiro do ano passado, livrou o Esquadrão do rebaixamento na edição 2020 do Campeonato Brasileiro.

Posteriormente, o goleiro Matheus Teixeira, que vinha em forte ascensão, brilhou debaixo da meta tricolor. Após defender dois pênaltis, ele encaminhou a equipe à final da Copa do Nordeste daquele ano, eliminando o Fortaleza, na época comandado por Enderson Moreira. Já na grande decisão, o Bahia faturou a taça dentro da principal praça esportiva cearense, vencendo o Ceará por 2 a 1 no tempo normal, depois de perder em Pituaçu por 1 a 0, e conquistando o tetracampeonato nos pênaltis novamente com Matheus Teixeira brilhando.

No primeiro turno do Brasileiro de 2021, o Bahia venceu o Fortaleza em Salvador por 4 a 2, com quatro gols marcados pelo colombiano Hugo Rodallega. Porém, o mais recente duelo entre as agremiações nordestinas, na Arena Castelão, proporciona lembrança negativa ao torcedor do Tricolor Baiano. Em dezembro, o Esquadrão sofreu um revés por 2 a 1 para o Leão do Pici, de virada.

O duelo marcou a atuação do lateral-esquerdo Matheus Bahia, que cometeu um pênalti infantil no lance final do primeiro tempo, quando o Bahia estava no comando do placar. Com o revés, o time baiano acabou sendo rebaixado junto com Grêmio, Sport e Chapecoense.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário