Clube mais antigo do Brasil vive expectativa de reativar atividades

Rio Grande disputou pela última vez a elite do futebol estadual do RS há 22 anos

Letreiro no estádio Arthur Lawson, casa do Rio Grande — Foto: Fabiellen Brum / Assessoria RG

Criado em 19 de julho de 1900 e responsável por dá origem ao “Dia do Futebol”, o Sport Club Rio Grande defende o posto de clube de futebol mais antigo do Brasil. Apesar de ser responsável por popularizar o futebol no Rio Grande do Sul, o Vovô enfrenta diversas dificuldades, mas vive expectativa de reativar atividades. A informação foi veiculada pelo site UOL Esporte. De acordo com o presidente Cláudio Diaz, ele precisou optar pela existência do clube ou pela permanência do futebol.

 

“Tenho certeza que o clube teria fechado se não agíssemos. Daí a Ponte Preta poderia dizer o que quisesse”, afirmou, em entrevista ao UOL Esporte.

Em função da necessidade extrema, a diretoria optou pela continuidade do clube, no entanto, o investimento necessário para a existência do futebol profissional é considerado impossível. Para viabilizar o retorno às competições oficiais, a missão é quitar os vencimentos, incentivar o contato com a torcida e, posteriormente, retomar as atenções para dentro das quatro linhas.

Dentro de campo, o Rio Grande faturou o título do Campeonato Gaúcho há 64 anos. Contudo, já soma 22 anos distante da elite do estadual, onde a última vez que disputou a primeira divisão da competição aconteceu no ano de 2000. Na ocasião, atuou no torneio por causa de convite da Federação Gaúcha de Futebol em razão do seu centenário.

Na atualidade, o Veterano encara a Segunda Divisão – chamada também de terceiro nível do futebol do estado. Pegamos o clube com uma dívida de R$ 4 milhões e muitos penhores. Nos mobilizamos, negociamos as dívidas e, por ação do nosso departamento jurídico, conseguimos provar que temos bens impenhoráveis. A partir daí, reajustamos e já pagamos boa parte disso”, explicou o mandatário.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário