Jacuipense e Vitória se enfrentam de olho na liderança do Baianão

Há pouco menos de quatro anos, o Leão da Barra vencia o Leão Grená por 1 a 0, pela 1ª fase do Campeonato Baiano 2018

Jacuipense e Vitória se encontram na tarde deste sábado (29), às 16h, pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Baiano. Em conclusão, a partida acontece no estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA). Vale destacar que a rodada já foi iniciada com o duelo entre Bahia e Doce Mel. Na ocasião, o Esquadrão de Aço venceu o Tricolor por 1 a 0, na última quarta-feira (26), na Arena Fonte Nova. Na quinta, o Barcelona de Ilhéus surpreendeu vencendo o líder Atlético de Alagoinhas por 1 a 0 em pleno Estádio Antônio Carneiro.

 

O Vitória tem um retrospecto negativo nos últimos jogos contra o próximo adversário no Baiano 2022. Diante do Jacuipense, o Leão da Barra competiu por seis jogos, onde somou três triunfos contra dois do adversário. Nesse sentido, o detalhe que chama mais atenção é acerca do último resultado positivo do Rubro-Negro Baiano frente ao Leão do Sisal. Há pouco menos de quatro anos, exatamente no dia 22 de fevereiro de 2018, o Vitória venceu o Jacuipense por 1 a 0. O lateral-esquerdo Pedro Botelho marcou o único gol da partida.

Isso significa que, além de vislumbrar manter a invencibilidade dos últimos três jogos, o Leão Grená vai buscar também a liderança, já que está com a mesma pontuação do Atlético de Alagoinhas (1°), mas com um gol a menos no saldo de gols, 5 contra 4. Se vencer, o Leão da Barra também pode terminar a rodada na liderança, visto que chegaria aos 7 pontos, superando Jacuipense e Atlético, mas precisaria secar também o Bahia de Feira.

JOGOS DA 3ª RODADA DO BAIANÃO

QUARTA, 26/01
Bahia 1 x 0 Doce Mel

QUINTA, 27/01
Atlético 0 x 1 Barcelona de Ilhéus

SÁBADO, 29/01
Jacuipense x Vitória

DOMINGO, 30/01
Juazeirense x Vitória da Conquista

QUARTA, 02/02
Bahia de Feira x UNIRB

Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na semifinal, que já terá jogos de ida e volta. O time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º. Os dois classificados decidem o título em 180 minutos.

O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2023 e a Copa do Brasil de 2023, o segundo e terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2023. A segunda vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 será a equipe melhor qualificada pelo Ranking da CBF. As três equipes melhores posicionadas na classificação geral da competição terão direito de disputar a Série D de 2023 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

 

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário