Sport precisa repetir feito do Fluminense de 2009 para escapar da degola

Há 12 anos, o Tricolor das Laranjeiras permaneceu na elite do futebol nacional com 30 pontos após 32 rodadas

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Pres

Atrás do Esporte Clube Bahia por seis pontos, o Sport é o 18º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série A, com 30 pontos. Nesse sentido, a diferença para o Esquadrão de Aço pode aumentar ou diminuir na 33ª rodada, quando enfrenta a equipe baiana, no dia 18 de novembro, às 21h, na Arena de Pernambuco. Antes disso, o time pernambucano enfrenta o Ceará neste domingo. Os próximos jogos serão decisivos para o Leão da Ilha tentar a permanência na elite do futebol nacional, mas, para isso, a equipe do técnico Gustavo Morínigo precisa alcançar um feito conquistado apenas pelo Fluminense, em 2009.

 

No Brasileirão daquele ano, o Tricolor das Laranjeiras figurava na 20ª posição após 32 rodadas disputadas e tinha a mesma pontuação do Sport atualmente, isto é, 30 pontos. Vale destacar que o Sport já disputou 32 jogos porque teve sua partida contra o Bragantino antecipada.

Naquela ocasião, os matemáticos afirmavam que o Fluminense tinha 99% de risco de rebaixamento, com a permanência improvável na Série A 2010, mas o Flu venceu cinco de seis jogos e conquistou uma vaga na elite com 46 pontos, terminando a competição na 16ª colocação.

Em suma, desde 2006, em 15 edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense assume o posto de única agremiação que conseguiu se livrar da degola mesmo após somar 30 pontos nos 32 primeiros jogos. Vale ressaltar que esse número equivale a competição desde 2006, quando o regulamento compreendeu 20 times no sistema de pontos corridos. De lá para a atual edição, apenas 10 de 60 equipes permaneceram na elite, no entanto, todas conquistaram, no mínimo, 33 pontos neste período.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário