Sport precisa repetir feito do Fluminense de 2009 para escapar da degola

Há 12 anos, o Tricolor das Laranjeiras permaneceu na elite do futebol nacional com 30 pontos após 32 rodadas

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Pres

Atrás do Esporte Clube Bahia por seis pontos, o Sport é o 18º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série A, com 30 pontos. Nesse sentido, a diferença para o Esquadrão de Aço pode aumentar ou diminuir na 33ª rodada, quando enfrenta a equipe baiana, no dia 18 de novembro, às 21h, na Arena de Pernambuco. Antes disso, o time pernambucano enfrenta o Ceará neste domingo. Os próximos jogos serão decisivos para o Leão da Ilha tentar a permanência na elite do futebol nacional, mas, para isso, a equipe do técnico Gustavo Morínigo precisa alcançar um feito conquistado apenas pelo Fluminense, em 2009.

 

No Brasileirão daquele ano, o Tricolor das Laranjeiras figurava na 20ª posição após 32 rodadas disputadas e tinha a mesma pontuação do Sport atualmente, isto é, 30 pontos. Vale destacar que o Sport já disputou 32 jogos porque teve sua partida contra o Bragantino antecipada.

Naquela ocasião, os matemáticos afirmavam que o Fluminense tinha 99% de risco de rebaixamento, com a permanência improvável na Série A 2010, mas o Flu venceu cinco de seis jogos e conquistou uma vaga na elite com 46 pontos, terminando a competição na 16ª colocação.

Em suma, desde 2006, em 15 edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense assume o posto de única agremiação que conseguiu se livrar da degola mesmo após somar 30 pontos nos 32 primeiros jogos. Vale ressaltar que esse número equivale a competição desde 2006, quando o regulamento compreendeu 20 times no sistema de pontos corridos. De lá para a atual edição, apenas 10 de 60 equipes permaneceram na elite, no entanto, todas conquistaram, no mínimo, 33 pontos neste período.

Deixe seu comentário!

1 Trackback / Pingback

  1. Com presença dos sócios, Bahia inicia preparação de olho no Sport-PE

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*