Julgamento do Brusque por injúria racial será nesta quinta; Clube tenta recuperar pontos

Vitória e demais clubes que lutam contra o Z4 ficarão ligados no julgamento

Foto: Divulgação/Londrina

Nesta quinta-feira, todos os times que estão inseridos na briga contra o rebaixamento na Série B, entre eles o Vitória, estarão ligados no julgamento do recurso Brusque no STJD, à decisão que determinou perda de três pontos em consequência do episódio de injúria racial cometida por um dirigente do clube ao jogador Celsinho, do Londrina. A audiência está marcada para iniciar às 11h. O clube catarinense vai buscar diminuir a punição para apenas multa, defendendo que o ato não teria sido praticado por “considerável número de pessoas”. Na primeira instância, por maioria de votos, os auditores discordaram deste argumento.

 

A injúria foi cometida pelo até então presidente do Conselho Deliberativo do clube, Júlio Antonio Petermann, presente na arquibancada do estádio. Ele admitiu que disse “vai cortar o cabelo seu cachopa de abelha”. Ele relata que também estava recebendo xingamentos. Inicialmente, também constava a acusação de que o dirigente havia chamado o atleta de “macaco”, mas o xingamento não constava da súmula e a 5ª Comissão não considerou suficientes as provas apresentadas.

Para o advogado Osvaldo Sestário, que representa o Brusque, as ofensas foram graves, mas não de “extrema gravidade”: “O caso é grave, mas o Brusque não pode ser pego para Cristo. Não pode ser punido com perda de pontos enquanto outros não são. O que é extrema gravidade? O que é considerável número de pessoas. O texto é vago. E tirar os pontos do Brusque seria abrir um precedente muito perigoso para interferências em resultados.”

Já para o advogado Eduardo Vargas, que representa o Londrina, a pena foi adequada e o resultado é uma resposta do futebol à toda a sociedade. “Nossa expectativa é que a perda de pontos se mantenha. Foi uma pena necessária. Não vou dizer justa, porque nós pedimos a exclusão do clube da competição, mas foi uma pena adequada. Não só para o futebol, mas para todos os negros e para toda a sociedade. Espero que o STJD mostre que tem tolerância zero com qualquer tipo de discriminação. Não retrocedamos.”.

No momento, o Brusque ocupa a 15ª colocação, com 41 pontos, mesma pontuação do Londrina, que abre o Z4, e um ponto de distância para o Vitória, 18º colocado. Se recuperar os pontos, o clube catarinense chegaria aos 44 e praticamente encaminha a permanência na Série B.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário