Após a chegada do técnico Guto Ferreira, o Esporte Clube Bahia apresentou uma melhora no seu futebol, conquistou resultados positivos como os triunfos contra o Athletico-PR, Chapecoense e São Paulo, no entanto, também deixou de somar pontos preciosos dentro de casa, amargando tropeços contra Palmeiras e Ceará na Arena Fonte Nova, além dos empates fora com América-MG e Juventude recentemente, resultados que impediram o Tricolor de se afastar da zona de rebaixamento. Antes da Era Guto, o Esquadrão também vacilou sendo derrotado em Salvador para concorrentes diretos, como América-MG, Sport-PE e Atlético-GO, nove pontos que fariam muita diferença nesse momento.
Mas sem tempo para lamentar o que já passou e não volta mais, o Bahia tem outra batalha nesta quinta-feira (18), às 21h, diante do Sport, na Arena de Pernambucano, encerrando a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro que até então se apresentou péssima para o Esquadrão, com todos os concorrentes diretos vencendo seus jogos, aumentando a pressão em cima do tricolor baiano.
Nesta quarta-feira (17), o Juventude emendou a terceira vitória seguida ao derrotar o Fluminense pelo placar de 1 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi. O triunfo gaúcho empurrou o Bahia para a zona de rebaixamento, com 36 pontos, na 17ª colocação. O time gaúcho contabiliza 39 pontos na 15ª colocação, enquanto o Atlético-GO – que empatou com o América-MG – assumiu a porta do Z4 com 39. Não podemos esquecer do Grêmio que venceu o Bragantino por 3 a 0 na abertura da rodada e diminuiu a distância para 4 pontos.
Tivemos também outros resultados ruins para o Bahia nesta quarta. O Santos venceu a já rebaixada Chapecoense pelo placar de 2 a 0, chegou aos 42 pontos e abriu seis do Tricolor, mesma situação do Cuiabá, que derrotou o Internacional por 1 a 0 na Arena Pantanal, chegou também aos 42 pontos e saltou para a 12ª colocação. O São Paulo, que também estava próximo do Bahia, venceu os reservas do Palmeiras no Allianz Parque por 2 a 0, e subiu para 14º com 41 pontos.
Com todos os resultados desfavoráveis, resta ao Bahia agora fazer o “jogo da vida” diante do Sport e trazer os 3 pontos necessários para sair da zona de rebaixamento e nesta situação, jogaria o Atlético-GO para dentro do Z4. Empate mantém o Bahia na zona, enquanto a derrota deixaria a situação ainda mais complicada. Já o Sport, na vice-lanterna com 30 pontos, depende apenas da vitória. O Leão da Ilha tem 9 pontos a menos que o primeiro fora e precisa vencer todos os jogos até no final para ter possibilidade de escapar do rebaixamento, ou seja, só um milagre.
JOGOS DA 33ª RODADA DA SÉRIE A
TERÇA, 16/11
16h00 – Athletico-PR 0 x 1 Atlético-MG
18h00 – Grêmio 3 x 0 Bragantino
QUARTA, 17/11
19h00 – Santos 2 x 0 Chapecoense
19h00 – América-MG 0 x 0 Atlético-GO
19h00 – Cuiabá 1 x 0 Internacional
20h00 – Fortaleza 0 x 4 Ceará
20h30 – Juventude 1 x 0 Fluminense
20h30 – Palmeiras 0 x 2 São Paulo
21h30 – Flamengo 1 x 0 Corinthians
QUINTA, 18/11
21h00 – Sport x Bahia
- Rodada péssima complica a vida do Bahia; veja classificação da Série A
- Juventude vence o Fluminense e empurra o Bahia para o Z-4
- Ceará goleia o Fortaleza e entra na briga por vaga na Pré-Libertadores
- Cuiabá e Santos fazem dever de casa e abrem 6 pontos do Bahia
- Veja o provável time do Bahia para jogo decisivo contra o Sport
- Bellintani revela acerto por Índio Ramírez e vê situação de Conti “difícil”
- CBF admite erro no pênalti marcado para o Flamengo contra o Bahia
- Bahia anuncia Hebert Conceição como embaixador e lança nova camisa