Grêmio será denunciado por invasão de torcedores e pode perder mandos

O clube gaúcho ainda pode ser denunciado por outras infrações.

O Grêmio será denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e deve ser punido por conta da invasão da torcida ao gramado da Arena ao final da derrota para o Palmeiras. Torcedores quebraram a cabine do VAR e aparelhos da transmissão. Em contato com a reportagem do “ge”, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, disse que viu as imagens e que o caso se enquadra no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “invasão de campo”. A pena prevista é de multa de até R$ 100 mil e perda de mando – de uma a dez partidas.

 

“A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade nos fatos. Nesse caso óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores”, disse o procurador.

O clube gaúcho ainda pode ser denunciado por outras infrações. O procurador do STJD diz que temas assim costumam ser julgados no decorrer do campeonato, mas caso isso não seja possível a pena pode ser cumprida no campeonato seguinte. Isso, claro, no caso de condenação.

Além de terem invadido o gramado e quebrado a cabine do VAR e outros equipamentos de transmissão, os torcedores tentaram invadir o túnel de acesso aos vestiários, onde estavam os jogadores. Há ainda relatos de agressões a fotógrafos e outros profissionais de imprensa. Os vândalos também acessaram o estacionamento do estádio e houve novo confronto com a Brigada Militar. Após a confusão, vários torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Arena. Ainda não há informações sobre prisões.

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário