Após emplacar uma sequência de sete jogos sem perder sob o comando do técnico Guto Ferreira, com três triunfos e quatro empates, o Esporte Clube Bahia amargou duas derrotas consecutivas. Perdeu para Flamengo (3×0) e Sport (1×0), resultados que fizeram o Esquadrão perder uma “gordura” de seis pontos para o Z4 e entrar na zona dos rebaixados na última rodada, sendo ultrapassado pelo Juventude. Mas neste domingo (21), o Tricolor tem a chance de abandonar o Z4, é claro, se fizer o dever de casa e vencer o Cuiabá, às 19h, na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Se vencer, o Bahia chegará aos 39 pontos, igualando a pontuação do Juventude, mas ultrapassando pelo critério do número de triunfos. O time gaúcho perdeu para o líder Atlético-MG neste sábado, por 2 a 0, com dois gols de Hulk, e caiu para a 16ª colocação, sendo superado pelo Atlético-GO, que ficou no empate em 1 a 1 com o Ceará no Estádio Antonio Accioly. O Vozão chegou a sair na frente com Vina, mas o time goiano empatou com João Paulo. O time goiano agora é o 15º colocado com 41 pontos.
O triunfo é fundamental para o Bahia, não somente para superar o Juventude e colar no Atlético-GO, mas também para se distanciar novamente para Grêmio, que venceu a Chapecoense e está a um ponto de distância, e do Sport, que aparece três pontos abaixo, na vice-lanterna. Além disso, fazendo sua parte, o Bahia diminui a distância para o Cuiabá – que nesse momento é seis pontos, e também pode se reaproximar de Santos, São Paulo e Athletico-PR.
Para enfrentar o time mato-grossense, o técnico Guto Ferreira não terá o atacante Gilberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. O substituto deve ser o colombiano Rodallega. Por outro lado, o comandante do Esquadrão conta com os retornos do lateral-esquerdo Matheus Bahia e do atacante Rossi. Ambos não enfrentaram o Sport porque cumpriram suspensão após terem sido expulsos na partida contra o Flamengo. O volante Jonas (coxa) e o atacante Isnaldo (panturrilha) estão no DM, mesmo caso do goleiro Matheus Teixeira, que se recupera de uma cirurgia no joelho.
Quem apita o jogo entre Bahia e Cuiabá é o árbitro paulista Raphael Claus, que será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back. O trio pertence ao quadro da FIFA. O quarto árbitro será o baiano Irinaldo Jorge dos Santos Silva, enquanto seu conterrâneo, Kleber Moradillo da Silva, ficará como analista de campo. Na arbitragem de vídeo, o responsável será José Claudio Rocha Filho, que também pertence ao quadro da FIFA. Ele terá o auxílio de Fabricio Porfirio de Moura e Sergio Cristiano Nascimento.
Veja provável escalação do Bahia para pegar o Cuiabá na Fonte Nova (futebolbahiano.org)
JOGOS DA 34ª RODADA DA SÉRIE A
QUINTA, 28/10
19h00 – RB Bragantino 3 x 0 Sport
SÁBADO, 20/11
19h00 – Atlético-MG 2 x 0 Juventude
19h00 – Fortaleza 1 x 0 Palmeiras
19h00 – Chapecoense 1 x 3 Grêmio
21h00 – Atlético-GO 1 x 1 Ceará
21h30 – Internacional 1 x 2 Flamengo
DOMINGO, 21/11
16h00 – Corinthians x Santos
17h00 – Fluminense x América-MG
19h00 – Bahia x Cuiabá
QUARTA, 24/11
21h30 – São Paulo x Athletico-PR
- Juventude perde para o líder e abre brecha para Bahia deixar o Z4
- Vídeo: Neto Berola agride árbitro após expulsão em derrota do Confiança
- Grêmio vence o 2º jogo seguido na Série A e encosta no Bahia
- Athletico-PR vence o Bragantino e é bicampeão da Copa Sul-Americana
- Ponte Preta vence, rebaixa o Confiança e assegura permanência na Série B
- Bahia finaliza preparação para enfrentar o Cuiabá na Fonte Nova