Brasileiro criador do spray de barreira vai receber indenização da Fifa

Ainda ser valor definido, a Fifa precisará reembolsar o brasileiro Heine Allemagne pela apropriação do spray de barreira

O brasileiro Heine Allemagne vai receber uma “bolada” da Federação Internacional de Futebol (Fifa) pela criação do spray de barreira. Isso porque, a 14ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) condenou a Fifa por apropriação do objeto, criado e patenteado pelo brasileiro. Nesse sentido, a entidade máxima do futebol vai arcar com uma indenização, ainda sem valor definido.

 

Por outro lado, cabe ainda à Fifa recorrer da sentença. O processo teve pontapé em 2017, quando a entidade removeu o spray do livro de regras, no entanto, manteve o uso em partidas oficiais, como por exemplo as da Copa do Mundo masculina em 2018 e as da Copa feminina um ano depois. De acordo com Heine, a atitude por parte da Justiça é uma solução épica para o futuro.

“A história do spray seria outra se não fosse a vergonhosa ambição da Fifa. Eu não fiz isso para vender latinhas. Fiz um projeto que soluciona um dos maiores problemas do futebol há mais de um século. Se a Fifa reconhece desde o começo, seria inspirador para o próprio futebol. É rara uma invenção que vai ao encontro da regra, que não muda, mas reafirma a regra”, declarou o inventor à reportagem.

Em suma, o spray de barreira delimita a marcação do campo da partida com uma espuma, responsável por auxiliar o cumprimento da regra de distância para cobranças de falta.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário