O Esporte Clube Bahia entrou em campo neste domingo no Estádio do Maracanã tentando derrubar o TABU de 9 anos sem vencer o Fluminense no Rio de Janeiro, porém, amargou a quinta derrota em sete jogos sob o comando do técnico Mano Menezes ao perder por 1 a 0, com gol marcado pelo meia Nenê, com participação decisiva do árbitro de vídeo (VAR) na marcação do pênalti, revoltando os tricolores e especialmente o técnico Mano Menezes, que reclamou bastante na beira do campo com o árbitro José Mendonça da Silva Junior. Com o resultado, o Bahia segue com 15 pontos ocupando a 12ª colocação, porém, ainda pode ser ultrapassado por Atlético-GO e Botafogo, além de Corinthians ou Ceará que se enfrentam neste domingo. O Fluminense, por sua vez, contabiliza 24 pontos e assume a quinta colocação.
Primeiro tempo com pouquíssimas emoções no Maracanã. Com maior posse de bola, o Fluminense rondou a área do Bahia, mas deu pouco trabalho ao goleiro Douglas. A melhor chance saiu do pé do meia Nenê. O Esquadrão, por sua vez, apostou nos contra-ataques, mas não conseguiu agredir.
No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado, mas com mais chances claras de gol. O Flu carimbou a trave com Fernando Pacheco, enquanto Rossi perdeu boa oportunidade para o time baiano isolando a bola. Aos 23, foi a vez do VAR entrar em ação e chamar o árbitro para analisar um lance de pênalti entre Gregore e Nenê. Após dois minutos analisando, o árbitro marcou a penalidade, cobrada e convertida pelo meia Nenê, aos 26 minutos.
O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é novamente fora de casa. Na sexta-feira (16), às 20h, enfrenta o Goiás no Estádio Hailé Pinheiro, também conhecido como Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO), valendo pela 16ª rodada do Brasileirão. O time goiano foi derrotado no último sábado pelo líder Atlético Mineiro por 2 a 0 no Mineirão e segue na lanterna da competição com apenas 9 pontos. O Esquadrão volta a jogar em Salvador no dia 19, uma segunda-feira, contra o líder Atlético-MG, no Estádio de Pituaçu.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 1 x 0 Bahia (Série A – 15ª rodada)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e Horário: 10/10/2020 (domingo), 16h
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do PR)
VAR: Rafael Traci (SC), auxiliado por auxiliado por Ramon Abatti Abel (SC) e Leone Carvalho Rocha (GO).
GOL: Nenê (Fluminense)
Fluminense: Muriel; Igor Julião, Nino, Digão e Danilo Barcelos; Hudson, Dodi e Nenê (Luiz Henrique); Yago Felipe (Luccas Claro), Fernando Pacheco (Caio Paulista) e Fred (Felippe Cardoso). Técnico: Odair Hellmann.
Bahia: Douglas, Ernando (Nino Paraíba), Juninho, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel (Marco Antônio); Clayson (Élber), Rossi (Fessin) e Gilberto (Saldanha). Técnico: Mano Menezes.