O Esporte Clube Bahia mais uma vez decepcionou atuando no Estádio Metropolitano de Pituaçu, onde não vence há cinco jogos, desde a 3ª rodada, no dia 16 de agosto, quando bateu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, com gol marcado no apagar das luzes, na época ainda comandado por Roger. Atuando em Salvador, venceu apenas os dois primeiros jogos (Coritiba e Bragantino). Depois, empatou com o Palmeiras marcando o gol de empate aos 49 do segundo tempo, e na sequência tomou 5 a 3 do Flamengo, culminando com a demissão de Roger Machado. Com o interino Cláudio Prates, o time perdeu para o Grêmio por 2 a 0, e já na rodada seguinte, agora com Mano Menezes, foi derrotado pelo Atlético-GO por 1 a 0 com gol do goleiro Jean. Neste domingo, completou quatro derrotas seguidas ao perder para o Sport-PE, por 2 a 1.
Até aqui, no Brasileirão, o Bahia somou apenas 7 pontos como mandante dos 21 possíveis (dois triunfos, um empate e quatro derrotas), um aproveitamento de 33.3%, sendo o 17º no quesito, ou seja, quarto pior mandante do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o tricolor terminou a competição como 14º melhor mandante com 29 pontos. Em 2018, foram 37 pontos somados jogando em Salvador.
Vale lembrar que o Bahia vem atuando em Pituaçu porque a Arena Fonte Nova está sendo utilizada como hospital de campanha desde maio e recebe pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Porém, a previsão é que a unidade seja desmontada no fim deste mês. Com isso, o Esquadrão poderá voltar a jogar na Arena a partir de novembro.
Nesta quarta-feira (7), o Esquadrão enfrenta o Vasco da Gama, às 19h15, novamente no Estádio Metropolitano de Pituaçu, pela 14ª rodada da competição nacional. O time de Mano Menezes ocupa o 16º lugar com 12 pontos, mesma pontuação de Coritiba, Red Bull Bragantino e Botafogo, três primeiros integrantes do Z-4.