Estaduais podem servir como uma boa experiência para o Brasileirão

"entendo que é bem possível voltar", disse o presidente do Bahia

Após mais de 100 dias de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o futebol brasileiro ainda trabalha para retomar aos trilhos. Até o momento, apenas o Campeonato Carioca retornou, diga-se, não somente se antecipou na volta dos jogos, como também já pretende colocar torcedor no estádio a partir de 10 de julho, ainda que utilizando 1/3 da ocupação do estádio, uma decisão completamente absurda. Fora o Rio, os outros estados seguem mantendo a cautela, é o caso da Bahia, que prorrogou a suspensão de jogos de futebol até 6 de julho. No entanto, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) se movimenta e planeja o a volta do Campeonato Baiano para a segunda quinzena de julho. Até aqui, apenas Bahia, Vitória e Bahia de Feira já estão treinando presencialmente.

 

Os Estaduais têm o mesmo de julho e alguns dias de agosto para ser realizado e finalizado, já que no dia 8 e 9 de agosto começa os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B. Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, falou sobre o Campeonato Brasileiro e indicou que os Estaduais e a Copa do Nordeste podem servir como uma boa experiência para começar a competição nacional. Embora seja contra à presença de público nos estádios, o mandatário acredita que o retorno possa acontecer em julho e entende que cada processo vai avançando positivamente.

“Entendo que isso tudo é um processo. Na Bahia temos discutido a volta da Copa do Nordeste. Sendo rigoroso no protocolo e na fiscalização do cumprimento desse protocolo, entendo que é bem possível voltar. Dando certo esse protocolo, com campeonatos que ainda não tem circulação entre estados e municípios, a gente volta a pensar no Brasileiro para agosto. Tudo é um processo. A gente voltou com treino, aprendeu, voltamos com os regionais sem público, testa a segurança para voltar o Campeonato Brasileiro com viagem e rigor nos protocolos. Estamos entendendo que cada processo vai avançando positivamente”, explicou.

Após reunião com a Comissão Nacional de Clubes contando e a participação dos 40 clubes das Séries A e B (entre eles Bahia e Vitória), a CBF definiu as possíveis datas para o retorno do Campeonato Brasileiro (Série A e B). A Série A deve começar no dia 9 de agosto, enquanto a Série B está prevista para o dia 8. O Esporte Clube Bahia estreia no dia 9 enfrentando o Botafogo do Rio de Janeiro, fora de casa, um dia de domingo. Um dia antes, será a estreia do Esporte Clube Vitória enfrentando o Sampaio Corrêa, no Estádio Manoel Barradas.

Bellintani se posiciona contra a presença de público nos estádios

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário