Veja os times classificados para Libertadores e Sul-Americana 2020

Bahia terminou no 11º lugar com 49 pontos e garantiu vaga na Sula

Troféus da Copa Libertadores e da Sul-Americana (Conmebol/Divulgação)

O Campeonato Brasileiro da Série A 2019 chegou ao seu final neste domingo, com todos os dez jogos acontecendo no mesmo instante e apesar de praticamente definido, não faltou emoção e bons jogos na última rodada. Restava definir apenas a última vaga na Série B 2020, que ficou com o Cruzeiro, se juntando a CSA, Chapecoense e Avaí. O time mineiro perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras em partida foi encerrada antes do apito final devido confusão nas arquibancadas. Mesmo se tivesse vencido, a Raposa não se salvaria, já que o Ceará fez sua parte e empatou por 1 a 1 com o Botafogo, resultado que já era suficiente para o time cearense garantir a permanência na elite por mais um ano, sendo assim teremos novamente quatro nordestinos na Série A em 2020, sendo que CSA deu lugar ao Sport-PE. Bragantino, Coritiba e Atlético-GO foram os outros a garantir acesso.

 

Na parte alta da tabela já estava tudo definido. Pela primeira vez na história, todos os quatro grandes de São Paulo se classificam para Libertadores. Flamengo (campeão do Brasileiro e da Libertadores 2019), Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil 2019), enquanto Santos, Palmeiras, Grêmio e São Paulo pela classificação na Série A, todos eles entram na fase de grupos da Copa Libertadores. Já Corinthians e Internacional começam na pré-Libertadores. Já os classificados para Copa Sul-Americana foram: Fortaleza, Goiás, Bahia, Atlético-MG, Vasco e Fluminense. Ceará e Botafogo ficaram de fora do torneio, mas ao menos garantidos na elite.

Uma das surpresas deste domingo foi a goleada do Santos de Jorge Sampaoli, vice-líder, em cima do campeão Flamengo de Jorge Jesus, pelo placar de 4 a 0, na Vila Belmiro. O time rubro-negro entrou em campo com o time titular já se preparando para disputa do Mundial de Clubes. Já o Esporte Clube Bahia terminou o ano com derrota, ao tomar 2 a 1 do Fortaleza, na Arena Castelão. O time de Roger Machado, que chegou a brigar por vaga na Libertadores, encerrou a competição no 11º lugar com 49 pontos, campanha parecida com a do ano passado (11º com 48) e abaixo da meta estabelecida pela diretoria que esperava figurar no G-10.

Veja quais são os 42 times já confirmados na Libertadores 2020:

Argentina: Racing, Defensa y Justicia, Boca Juniors, Tigre e River Plate

Bolívia: Bolívar

Brasil: Athletico Paranaense, Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional

Chile: Universidad Católica, Colo-Colo e Palestino

Colômbia: Junior Barranquilla, America de Cali, Tolima e Independiente Medellín

Equador: Independiente del Valle, Delfín, LDU Quito, Barcelona-EQU e Macará

Paraguai: Olímpia, Cerro Porteño, Libertad e Guaraní

Peru: Alianza Lima, Binacional, Sporting Cristal e Universitário

Uruguai: Nacional, Peñarol, Progreso e Cerro Largo

Venezuela: Caracas, Deportivo Táchira, Carabobo e Estudiantes de Mérida

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário