Vitória e Ponte Preta se reencontram dois anos após duelo marcante

Em 2017, os times protagonizaram um duelo com muitas emoções

O dinamismo do futebol é fantástico. Dois anos atrás, mais precisamente no dia 26 de novembro de 2017, Vitória e Ponte Preta lutaram para permanecer no Campeonato Brasileiro da Série A em um duelo histórico vencido pelo time baiano no jogo que mais tarde foi ‘carinhosamente’ denominado como o JOGO DA DEDADA, que acabou salvando o Leão da queda e encerrando a carreira do zagueiro Rodrigo, além de ter decretado o rebaixamento da Ponte Preta. Neste sábado, em um cenário completamente diferente, os dois clubes voltam a se enfrentar, agora buscando o retorno para o Brasileiro da Série A.

 

Para quem não lembra, os times se enfrentaram no Estádio Moisés Lucarelli, em jogo pela penúltima rodada do Brasileiro da Série A de 2017, que ficou marcada pela expulsão do zagueiro Rodrigo após dedada no atacante Santiago Tréllez quando a Macaca vencia por 2 a 0 e estava garantindo a permanência. Com um a mais, o Leão conseguiu uma virada espetacular com dois de Tréllez e um de André Lima, vencendo por 3 a 2, se livrou do rebaixamento e decretou a queda da equipe paulista para a segunda divisão.

O confronto acabou sendo encerrado antes do apito final por conta de uma confusão nas arquibancadas entre torcedores que invadiram o gramado e foram contidos pela Polícia Militar. O árbitro decidiu finalizar o jogo alegando invasão generalizada. Caíram naquela época, além da Ponte Preta, Coritiba, Atlético-GO e Avaí, sendo o time catarinense o único que remou de volta à elite, onde se encontra atualmente. Dos jogadores do elenco atual do Vitória, apenas o zagueiro Ramon atuou naquela partida de 2017. Os demais já não se encontram mais por aqui.

Vitória e Ponte Preta se enfrentam neste sábado (27), às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Manoel Barradas, palco onde o Leão venceu seus únicos dois jogos no Brasileiro da Série B, contra Vila Nova e Criciúma. Fora isso, perdeu para São Bento, Bragantino e Cuiabá em Salvador. Por outro lado, como visitante, o aproveitamento é pífio. Dos seis jogos fora, foi derrotado cinco vezes (Botafogo-SP, Guarani, Sport, Oeste e Londrina), todos deles sofrendo 3 gols. Empatou apenas um contra o Atlético de Goiás, na estreia de Osmar Loss. Com os jogos desta sexta-feira, o Vitória deixou o 18º lugar e voltou a vice-lanterna com 7 pontos. Já a Macaca, com 19 pontos, desceu para o oitavo lugar.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário