Vencer e secar: As metas de Bahia e Vitória na Copa do Nordeste

Esquadrão seca também o Náutico e pode ser ajudado pelo Vitória

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste acontece neste sábado. Teremos oito partidas todas sendo realizadas às 16h e ao final determinarão os times que avançam para as quartas de final e aqueles que ficam no meio do caminho. Fortaleza, Santa Cruz e Botafogo são os únicos clubes que conseguiram garantir vaga antecipada. Sampaio Corrêa, Moto Clube, Confiança e Altos estão fora. O Sergipe ainda contando com apenas três pontos acalenta remotas possibilidades de classificação. No sábado à noite, a configuração e os confrontos já serão conhecidos.

Bahia e Vitória, clubes que inicialmente apareciam com favoritos não dependem das próprias pernas. Precisam vencer seus adversários, Sampaio Corrêa e Náutico respectivamente, e aguardar tropeços dos adversários acima da tabela. Dono do melhor ataque do Nordestão com 15 gols, o Esquadrão, além de vencer já eliminado time maranhense, necessita de uma dessas três possibilidades: Empate ou derrota do Náutico; Empate ou derrota do CSA; Derrota do Ceará. Todos os três jogam fora de casa, contra Vitória, Altos e Salgueiro, respectivamente, sendo que apenas o time alagoano encara um adversário já eliminado.

Já o Vitória, numa penúria dos pecados, considerando os 10 jogos sem triunfos, inclusive, sem vencer na própria Copa do Nordeste, pode avançar com um triunfo ÚNICO e simples, para isto precisa somar ao triunfo, uma provável derrota do Salgueiro contra o Ceará. Caso falhe essa possibilidade ainda resta torcer para que o Botafogo da Paraíba derrote o CRB dentro do Estádio Rei Pelé, em Maceió. Se vencer ou empatar, o Leão pode acabar ajudando o arquirrival Bahia.

 

O Náutico, adversário no Barradão, está entre o céu e o inferno. Terceiro colocado no Grupo B com 14 pontos precisa vencer o Leão dentro do seu estádio. Curiosamente, o TIMBU que vem com uma sequência de 15 jogos sem derrotas, a maior do Brasil, algo que pode não valer absolutamente nada, já que pode perder a vaga em caso de derrota para o Esporte Clube Bahia na hipótese esperado de triunfo em cima dos reservas do Sampaio Corrêa, que, aliás, ainda não venceu na Copa do Nordeste, ainda tenha participado da competição com o status de Campeão da temporada passada.

Até aqui, apenas Botafogo-PB, Fortaleza e Santa Cruz garantiram vaga antecipada para as quartas de final da Copa do Nordeste. No Grupo A, Sergipe, Vitória, Salgueiro e CRB disputam duas vagas. Altos-PI e Sampaio Corrêa não têm mais chances. Já no Grupo B, ABC, Bahia, CSA, Náutico e Ceará brigam por três vagas. Confiança e Moto Club já estão eliminados.

Lembrando que na próxima fase os clubes ao contrário que vem acontecendo na primeira fase se enfrentam no mesmo Grupo. Com o primeiro colocado enfrentando o quarto. O segundo encara o terceiro em jogos únicos, com mando de campo para o time de melhor campanha, acumulando os resultados a cada fase. Na semifinal, o procedimento será o mesmo. Somente a final será em ida e volta, finalmente com jogos através do sistema de mata-mata envolvendo as duas chaves.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário