Goleada diminui, mas não retira pressão em cima do técnico do Bahia

Torcedores seguem na bronca com Enderson Moreira

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A Copa do Nordeste chegou na sua quinta rodada neste sábado (02/03) com quatro jogos e destaque para o Esporte Clube Bahia que foi até Teresina e sem tomar susto ou fazer esforço aplicou 5 a 0 no tímido Altos-PI, no Estádio Albertão. O nome do jogo, mais uma vez, foi o centroavante Gilberto que marcou duas vezes e chegou aos impressionantes 11 gols em 10 jogos, um início de temporada fantástico, confirmando que todo o esforço feito pela diretoria para segurar o camisa 9 valeu muito a pena. Diga-se, ele ultrapassou o atacante Edson Cariús, do Ferroviário-CE, e assumiu a artilharia do Brasil em 2019. Lidera também a artilharia do Nordestão, com 7 gols.

Com o triunfo diante de um adversário muito inferior, o Esporte Clube Bahia diminui um pouco, mas não retira a pressão em cima dos jogadores e principalmente do técnico Enderson Moreira, que vinha sendo alvo de muitas críticas após três resultados ruins e uma eliminação na Copa Sul-Americana. Apesar dos 5 a 0, muitos torcedores, inclusive aqui no Futebol Bahiano, seguem na bronca com o treinador que não vinha conseguindo extrair um bom futebol dos atletas, porém, tem total confiança da diretoria e do presidente Guilherme Bellintani.

Dos 15 jogos disputados na temporada 2019, nove o Bahia utilizou o time titular e nos outros o time alternativo, também chamado de time B. Das 9 partidas, a equipe principal venceu apenas três (Santa Cruz, Juazeirense e Altos), empatou cinco (um deles contra o Rio Brando-AC que garantiu o avanço na Copa do Brasil, e perdeu um jogo(Liverpool-URU) dentro de casa e que mais tarde custou a eliminação na Copa Sul-Americana.

Na Copa do Nordeste, a situação deu uma melhorada. O Esquadrão assumiu a vice-liderança do Grupo B com 9 pontos e manteve a invencibilidade na competição. Até aqui, são 2 triunfos e 3 empates e um aproveitamento de 60% que poderia ser maior se não tivesse sofrido empates de Vitória e Fortaleza. O Esquadrão agora tem o melhor ataque da Copa do Nordeste, com 12 gols marcados, além de 5 sofrigos, obtendo um saldo de 7 gols. O líder da chave é o Ceará, que venceu o Sergipe por 1 a 0 e chegou aos 11 pontos, com 73.3% de aproveitamento.

Atropelado pelo Bahia, o Altos-PI segue na lista de times ainda sem vencer na atual edição da Copa do Nordeste, que tem ainda o Sergipe, outro que entrou em campo neste sábado em busca do primeiro triunfo e perdeu. Aliás, o time sergipano é o único que ainda não pontuou e zerado ocupa a lanterna do Grupo A. Outras equipes vão em busca da primeira vitória na próxima quinta-feira, casos de Vitória, CRB e Sampaio Corrêa, todos pertencentes ao Grupo A.



O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é diante do Santa Cruz de Natal, na quarta-feira (06/03), às 19h15, na Arena das Dunas, pela segunda fase da Copa do Brasil, sendo esta a última partida do Esquadrão da sequência de sete jogos consecutivos atuando fora de Salvador. Depois disso, no dia 10 de março, encara mais um clássico BA-VI, enfrentando o Vitória, na Arena Fonte Nova, pela oitava (e penúltima) rodada do Campeonato Baiano.

Jogos da 5ª rodada do Nordestão

Sábado (02/03)
16h – Altos-PI 0 x 5 Bahia
16h – Sergipe 0 x 1 Ceará
16h – Moto Club 0 x 1 Santa Cruz
18h30 – ABC 4 x 1 Salgueiro

Quinta-feira (07/03)
19h- Fortaleza x Confiança
19h- Náutico x Sampaio Corrêa
21h30- Vitória x Botafogo-PB
21h30- CSA x CRB

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário