A 35ª rodada ainda não terminou, só será finalizada na segunda-feira (19) com o jogo Fluminense x Ceará, no entanto, nove jogos já foram finalizados e podemos dizer que até o momento a rodada foi novamente “amiga” com o Esporte Clube Vitória, afinal, mesmo o Leão não fazendo sua parte e perdendo para o Atlético-PR em pleno Barradão, os concorrentes diretos também não venceram seus jogos. Sport-PE, Vasco e Chapecoense, todos tropeçaram. A única exceção foi o América-MG que venceu e jogou o time baiano na vice-lanterna, restando 3 vagas em disputa para 6 clubes.
No sábado, o Vasco perdeu para o Corinthians, e na tarde deste domingo (18) o Sport-PE com um jogador a mais foi derrotado pelo Flamengo, também por 1 a 0, na Ilha do Retiro. Ainda neste domingo, a Chapecoense perdeu para o Grêmio em Porto Alegre, por 2 a 0, e segue dentro do Z-4 grudada no Leão. Com este resultado, a Chape assim como o Vitória caiu uma posição na tabela. Ambos foram ultrapassados pelo América-MG que venceu o Santos no Independência por 2 a 1, e assumiu a 17ª colocação.
CHANCES DOS CLUBES
Com mais seis jogos realizados neste domingo, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, atualizou novamente a tabela com as chances de rebaixamento dos clubes ameaçados. No caso do Vitória, o risco permanece o mesmo de sábado, com 88% de chances de queda, seguido por Chapecoense (18º) com 52% e América-MG (17º) com 71% já que na visão dos matemáticos o Coelho tem confrontos mais difíceis. Ceará, que aparece em 16º, tem 17%, mas ainda joga na rodada, enquanto o Sport-PE, em 15º, tem 44%. Vasco, também correndo risco, tem 25%.
O Vitória tem mais três decisões pela frente para definir o seu destino: Cruzeiro (fora), Grêmio (casa) e Palmeiras (fora). Para se salvar, precisa vencer os três OU ao menos somar 6 pontos e torcer por combinações de resultados nas três últimas rodadas em confrontos diretos. Lembrando que na próxima rodada Sport e Chape fazem um autêntico jogo de SEIS pontos na Arena Condá, ou seja, se o Leão vencer o Cruzeiro já ultrapassa um dos dois, além disso, o América-MG enfrenta o líder Palmeiras no Allianz Parque, enquanto o Vasco recebe o São Paulo.
O confronto da 36ª rodada mais “tranquilo” teoricamente é do Ceará, que recebe no Castelão o Paraná Clube, porém, na prática pode ser diferente, afinal, o time paranaense mesmo rebaixado tem dado trabalho aos seus adversários, exemplo do Palmeiras que ficou apenas no 1 x 1 neste domingo no Estádio do Café, em Londrina.
Veja a tabela abaixo:
LEIA MAIS
- Botafogo vence o Inter, ultrapassa o Bahia e se garante na elite em 2019
- Bahia tem 12 jogadores com contrato encerrando em dezembro de 2018
- Palmeiras vacila e apenas empata com o rebaixado Paraná; Veja os gols
- Rebaixamento: Flamengo vence o Sport-PE que não se afasta do Vitória
- América-MG vence o Santos, ultrapassa o Vitória e acirra briga no Z-4
- No Twitter, Íbis volta a tirar sarro do Vitória após derrota para o Atlético-PR
- Ex-presidente Marcelo Sant’Ana vê semelhanças entre Bahia e Santa Cruz
- Vitória x Bahia, hoje às 15h no Barradão, pela Copa do Nordeste Sub-20
- Enderson revela ter uma renovação prevista com o Bahia para 2019