Último triunfo do Bahia fora de casa foi justamente contra o Ceará

Foto: Pedro Chaves/FCF

Em jogo remarcado da décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Esporte Clube Bahia encara hoje à noite no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza, o Ceará em um duelo pela parte baixa de tabela de pontuação, no entanto, pela proximidade dos clubes, um desejado triunfo tricolor conduz o time baiano para uma casa acima do que podemos chamar de meado da tábua de classificação, ou seja, para a décima primeira posição, já para o adversário, será importante, porém, não lhe remove da zona de rebaixamento. Somaria 20 pontos, a mesma pontuação do Sport-PE, mas continuaria atolado quando aplicado o critério de desempate do numero de triunfos.

A questão é vencer fora. Historicamente, não tão somente, o Bahia como os demais clubes nordestinos quando atuando fora dos seus limites fracassam mesmo enfrentando adversários da mesma região, naipe ou estatura. Porém, curiosamente, o último triunfo tricolor após sair do seu cercado aconteceu justamente contra o Ceará pelo placar de 1 x 0, no dia 21 de junho, pela semifinal da Copa do Nordeste, no entanto, na ocasião, o time cearense vivia uma fase pior que atual já que acumulava 15 jogos sem triunfos. O gol foi marcado pelo meia-atacante Élber.

Desse dia para cá, não conseguiu mais vencer, considerando Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro e Copa  Sul-Americana. Forma 8 jogos como visitante, com 4 empates e 4 derrotas. Aquele jogo marcou a estreia do técnico Enderson Moreira no comando técnico do tricolor de aço e quebrou um jejum de 90 dias sem triunfo longe de casa. De lá pra cá, o tricolor acumulou empates e derrotas sendo que os últimos 13 jogos, o Bahia apenas venceu um, o mencionado acima.

Quando fora do seu cercado, o Esquadrão ainda não venceu na Série A. São apenas três pontos, contabilizados de 3 empates (todos com Enderson) em 9 jogos disputados até aqui, o que faz do tricolor o segundo pior visitante da competição, com aproveitamento pífio de 11%. O Bahia só é superado pelo Paraná Clube que dos 10 jogos fora de casa até aqui na Série A, empatou UM e perdeu os outros NOVE.

Últimos 10 jogos do Bahia fora de casa (todas competições):

25/08 – Santos 2 x 0 Bahia (Brasileiro)
19/08 – Cruzeiro 1 x 1 Bahia (Brasileiro)
16/08 – Palmeiras 1 x 0 Bahia (Copa do Brasil)
08/08 – Atlético Cerro 1 x 1 Bahia (Copa Sul-Americana)
05/08 – Fluminense 1 x 1 Bahia (Brasileiro)
19/07 – Chapecoense 1 x 1 Bahia (Brasileiro)
16/07 – Vasco 2 x 0 Bahia (Copa do Brasil)
04/07 – Sampaio Corrêa 1 x 0 Bahia (Copa do Nordeste)
21/06 – Ceará 0 x 1 Bahia (Copa do Nordeste)
07/06 – Paraná 1 x 0 Bahia (Brasileiro)

HISTÓRICO GERAL



O duelo entre clubes nordestinos é uma briga na parte inferior da tabela de classificação. O Bahia com 22 pontos, ocupa a décima quinta posição, enquanto o Ceará, cinco pontos abaixo, é o vice-lanterna, superando apenas o Paraná Clube.

A história do confronto é antiga e começou em 1938 com um amistoso disputado no Ceará e vencido de goleada pelo Tricolor por 4 a 0.

De lá para cá foram 59 partidas, com 23 triunfos do Bahia, 16 do Ceará e 20 empates. O Esquadrão de Aço marcou 77 gols e sofreu 63.

Jogando em Salvador o Esquadrão de Aço leva vantagem. Foram 27 jogos com 14 triunfos do Bahia, 10 empates e três do Ceará. O Bahia marcou 38 gols e sofreu 20.

Com mando de campo do rival nordestino foram 32 partidas com nove triunfos do Bahia, 10 empates e 13 derrotas. O Tricolor marcou 39 gols e sofreu, 43.

Pelo Campeonato Brasileiro foram 16 confrontos com vantagem para o Tricolor. Foram sete triunfos, contra três do time cearense. Ainda houve seis empates. O Bahia marcou 22 gols e o Ceará,17.

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário