Em dinheiro no banco nenhum clube supera o Manchester City

De acordo a organização Soccerex empresa administra eventos para a associação de futebol com sede em Londres, o Manchester City é o clube de maior potencial financeiro do mundo. O artigo foi reproduzido pelo Site Maquina do Esporte nesta quinta-feira.

O estudo montou um ranking com os 100 clubes de futebol com maior potencial financeiro. A lista foi feita com base em cinco quesitos: ativos fixos, valor de mercado da força de trabalho (atletas), dinheiro no banco, dívida líquida e investimentos potenciais de cada clube.

O estudo mostra a tendência cada vez maior dos investidores de colocarem seu dinheiro em clubes que tenham alguém por trás disposto a gastar milhões ou até bilhões de euros na reestruturação ou na construção de novas infraestruturas.

Com 4.883 pontos, o Manchester City lidera. Outro inglês, o Arsenal, vem em segundo com 4.559 pontos, seguido pelo francês Paris Saint-Germain com 4.128 pontos. Na quarta colocação vem Guangzhou Evergrande, da China, com 3.423 pontos.

De acordo com os analistas da Soccerex, é por esse mesmo motivo que clubes como Real Madrid e Barcelona não estão no topo do ranking. Os dois clubes espanhóis pertencem a mais de 100 mil membros, o que derruba o valor de possíveis investimentos potenciais a zero. O time madrilenho é apenas o 6o, enquanto o time catalão aparece fora do Top 10, na 13a colocação, atrás, por exemplo, do RB Leipzig, controlado pela multinacional austríaca Red Bull.

No quesito ativos fixos, o líder é o Arsenal, com quase 860 milhões de euros, graças à mudança do Highbury para o Emirates Stadium em 2006. Já em termos de dinheiro no banco, quem lidera é o Manchester United, com 344,5 milhões de euros. E com relação a valor de mercado da força de trabalho (atletas), quem fica na frente é o Barcelona, com quase 876 milhões de euros.

Além de Manchester City, (ING), Arsenal (ING), Paris Saint-Germain (FRA) e Guangzhou Evergrande (CHN), o Top 10 geral é completado com Tottenham (ING), Real Madrid (ESP), Manchester United (ING), Juventus (ITA), Chelsea (ING) e Bayern de Munique (ALE). Ou seja, cinco equipes britânicas entre as dez primeiras.

O que também chama atenção é que a lista contempla nove clubes chineses e que eles, juntos, possuem um potencial financeiro equivalente à Espanha e acima de Alemanha, França e Itália. Outro que se destaca é o futebol dos Estados Unidos. São cinco clubes da MLS no Top 30: LA Galaxy (14o), New York Red Bulls (23o), Seattle Sounders (24o), New York City (25o) e New England Revolution (28o).

Outros dez clubes brasileiros ainda aparecem no ranking: Internacional (63o), Corinthians (71o), São Paulo (84o), Cruzeiro (85o), Palmeiras (87o), Fluminense (92o), Flamengo (94o), Grêmio (95o), Atlético-MG (96o) e Santos (98o).

O único outro país sul-americano da lista é a Argentina, com três representantes: Boca Juniors (76o), River Plate (79o) e Independiente (93o).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário