Diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol, Taíse Silva Galvão falou sobre a possibilidade do retorno da torcida mista no clássico Ba-Vi. O Ministério Público da Bahia projetou em novembro o final da torcida única nos duelos entre Bahia e Vitória em 2025. Taíse afirmou que a Federação apoia o retorno da torcida mista, mas precisa de uma resposta positiva da Polícia Militar sobre a segurança.
“A Federação acredita que é importante sim que tenha ambas as equipes, mas que para isso a gente precisa desse apoio. É imprescindível. Em todas as nossas competições, nós temos um parceiro que é a Polícia Militar. Então, a Polícia Militar é que tem esse conhecimento para poder entender se esse retorno seria um retorno positivo, se há garantias de que teríamos segurança, afinal de contas, infelizmente nós tivemos muitos fatos que levaram a essa essa definição por torcida única”, disse.
“Então assim, é um entendimento do Ministério Público e a Federação certamente deverá ser chamada em reunião, como ocorre sempre. São reuniões que envolvem não só as torcidas de Bahia e de Vitória, como também a presença do Ministério Público, da Federação e da Polícia Militar. Então, em reunião certamente vamos chegar a uma conclusão de qual será o melhor caminho. Nós estamos com a Polícia Militar, se disseram que garante a segurança com relação a essas partidas, a esse retorno, a Federação, ela vota junto com a Polícia”.
A recomendação de torcida única aconteceu após um Ba-Vi de 2017, quando houve uma confusão no clássico do dia 9 de abril daquele ano. Em fevereiro de 2018, o clássico voltou a ter a presença das duas torcidas, mas ficou marcado por uma confusão generalizada dentro de campo, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória, além também de ocorrências fora do estádio. No início de 2024, o MP-BA chegou a fazer reuniões para analisar o retorno da torcida visitante aos Ba-Vis, mas não houve avanço no tema.