O Esporte Clube Bahia estréia no calendário 2018 tentando a conquista do tetracampeonato da Copa do Nordeste, aliás, entra na competição, como favorito disparado. O jogo marcará o reencontro do time com sua torcida e a apresentação de algumas caras novas e a reestréia do técnico Guto Ferreira no comando técnico do time. O adversário será o Botafogo-PB, chamado carinhosamente de BELO na Paraíba. O adversário é o atual campeão paraibano e este ano disputará além da Copa do Nordeste a Copa do Brasil e no próximo Domingo, estréia no estadual encarando o Serrano, no Estádio Almeidão, às 16h.
O time não anunciou quaisquer reforços até então, exceto o meia Marcos Aurélio, no entanto, perdeu dois jogadores considerados como importantes: os volantes Djavan e Patrick Mota, que acertaram as suas transferências para o futebol paulista.
O partida entre Bahia e Botafogo-PB acontece no dia 16 na Arena Fonte Nova e terá transmissão ao vivo para todo o Nordeste através da TV Aratu, afiliado do SBT responsável pelo torneio este ano. Quando se trata de TV fechada, a transmissão do ‘Nordestão’ continuará com canal Esporte Interativo (EI) através das suas vias pela internet.
Outra novidade será que os jogos vão acontecer nas terças-feiras e aos sábado. Domingo jamais, mostrando mais uma vez a força das Federações Estaduais sempre privilegiando o FAMIGERADO, ridículo, deficitário, pé atrás e de grande “potencial de atraso” chamado de “campeonato local”
Outro aspecto negativo será os horários dos jogos, alguns agendados para às 23h, o jogo do Bahia contra o Botafogo, por exemplo, segundo a tabela está agendado para às 22h15, segundo consulta na tabela divulgada pela CBF.