Bahia condenado pelo Supremo Tribunal Campo de Futebol

Na semana passada o debate aqui se deu sobre a permanência do técnico Guto Ferreira do Esporte Clube Bahia. De cara quero dizer que concordo plenamente com os torcedores que acham que Guto deve ir embora ONTEM, porém, é preciso lembrar que o elenco do Bahia é fraco, no todo.

Aqui neste blog, depois da terceira queda com requintes de humilhação de MS na Copa do Brasil, começou-se a interrogar sobre por que o time do Bahia apresentar-se do jeito como se apresenta no campo. Como não podem dizer que o time do ECB é bom, diz-se que ele “não é (tão) ruim assim”.

Desde 2015, encontramos aqui diversas análises mirabolantes das táticas e das estratégias – duvido de que o mais competente analista do futebol inglês consiga superar os analistas ( sic) daqui… -; dos jogadores, sobretudo dos da “base”. Depois que a merda se revela no campo, muitos somem, e outros fazem contorcionismos…

Por que o Bahia de Marcelo Sant’Ana foi humilhado pela terceira vez consecutiva na Copa do Brasil? Agora contra o modesto Paraná. Porque o Supremo Tribunal Campo de Futebol mais uma vez o reprovou, simples assim!!! Criou-se, nesta época iluminada do Novo Bahia, o feitiche do “time no papel”, ou seja, a qualificação do time como ele se apresenta no papel… Ora, na minha humilde, e ponha humilde nisso, opinião, depois de começada uma competição, vale APENAS E SOMENTE APENAS o veredito do Campo de Futebol. Daí eu pergunto aos que acham que o time do ECB atual não é ( tão) ruim: qual a referência que os senhores estão usando para esta qualificação? Há um outro “laboratório” idêntico ou similar ao campo de futebol onde o ECB esteja sendo paralelamente testado, para servir de parâmetro aos senhores?

Para mim, há apenas o óbvio: GF não tem competência para treinar o ECB e, mais uma vez, o elenco montado por Marcelo Sant’Ana é, no seu todo, desqualificado. Quem é minha referência para esta afirmação? O Campo de Futebol, porque não vi no conjunto dos jogos jogados nada que aprove o ECB, mesmo jogando contra times com muito menos recursos materiais e financeiros!

Como se não bastasse a história do “time no papel” depois de começada a competição, há quem desrespeite a inteligência dos outros ( ou será desrespeito à própria inteligência?) afirmando que os times de GF ( qual era mesmo o time titular NO CAMPO de GF no ano passado?) jogam bem em casa e mal fora ( será que estas pessoas teriam a coragem de afirmar isto num encontro de Lógica?).

Quais foram os jogos que o ECB jogou bem no ano passado em casa, depois de GF? Para não ser muito exigente, quais os jogos que o ECB de GF jogou bem neste ano dentro de casa? Com esta lenda urbana de que o Bahia JOGA BEM dentro de casa e de que seu elenco não é (tão) ruim, o ECB segue ladeira abaixo.

Em suma, há 3 anos criou-se a lenda urbana de que o elenco do Bahia é o melhor desde não sei quanto tempo e, quando, às gargalhadas, a realidade esbofeteia, fica-se atrás das “causas profundas” que fazem o ECB ser a vergonha que é no campo quando enfrenta um time minimamente qualificado.

A pergunta não é como o Bahia perde para “um” Paraná, mas sim se este Bahia pode vencer “um” Paraná sem dificuldades. Quando dois iguais se confrontam ( superior versus superior; inferior versus inferior), qualquer resultado é possível.

Há torcedores do Bahia que acham que seu time é bem qualificado ou não é (tão) ruim assim. e quando o Supremo Tribunal Campo de Futebol desmente a lenda, formam-se Fóruns, Assembleias, Debates Públicos para procurar as “causas profundas” do desastre, quando a causa óbvia apresenta-se na superfície: o elenco e o treinador não são bem qualificados. Ou seja, há torcedores que ficam atrás de explicações ” profundas” para o desmentido da lenda urbana que eles mesmos criaram.

Dinensen – Torcedor do Bahia, amigo e colaborador do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário