O início de ano avassalador do atacante Kieza pelo Vitória

O atacante Kieza parece finalmente começar a deslanchar com a camisa do Vitória após uma temporada (2016) de altos e baixos, mais baixos do que altos, rendimento muito abaixo do esperado principalmente pelo alto investimento que foi feito na sua contratação (cerca R$ 4 milhões à vista mais duas promessas da base). O centroavante “matador” começou 2017 com TUDO e fazendo o que a torcida espera dele: Gols. No entanto, mais importante ou diria o principal, fazendo gols e jogando bem. Diga-se, muito bem taticamente e fisicamente nas partidas. Até o momento, foram 3 jogos (270 minutos em campo, ou seja, ainda não foi substituído) e 4 gols marcados entre Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. Média de 1,33 por jogo.


Os motivos pela mudança radical do atacante em 2017 são, na minha opinião, primeiro a concorrência, afinal, agora ele tem a sombra de André Lima, o obrigando a correr em dobro para não sentar no banco, além também do novo esquema tático do Leão que vai dando muito certo. O 4-4-2 com dois homens de criação e dois atacantes com David mais solto flutuando pelos lados do campo e mais próximo de K-9 que fica mais centralizado, porém, não tão preso, as vezes alternando para o 4-2-3-1 com a entrada de Paulinho. A dupla de ataque já mostra entrosamento impressionante. Juntos, foram 6 gols (dos 7 marcados pelo time na temporada) e 2 assistências. Destaque e elogios também ao jovem David que vai amadurecendo, crescendo e ganhando seu espaço, acima de tudo, mostrando que pode, aliás, deve ser titular desse time, ou quem sabe, o substituto ideal de Marinho ainda em evolução. 

É verdade que ainda é muito cedo para fazer um pré-julgamento, ainda mais, utilizando como estudo o Campeonato Baiano que, assim com outros estaduais pelo Brasil, não é parâmetro para nada, ainda por cima enfrentando equipes com sem poderio econômico. Contudo, esse começo avassalador de Kieza é importante pois dá mais confiança ao camisa 9 para sequência da temporada e é preciso que ele mantenha esse embalo. Lembrando que em 2016, o atacante marcou apenas 2 gols no Estadual todo (13 no ano), e agora iniciando 2017 em dois jogos pelo Baianão já soma 2 gols, um contra a Juazeirense e outro nesta quinta na vitória do Leão por 2 a 0 sobre o Vitória da Conquista, sendo o artilheiro da competição.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário