Sem pontas de qualidade, Bahia depende de Edgar Junio

Sim, o Bahia é dependente de Edgar Junio, não porque o extremo é um craque ou um gênio, mas sim pela regularidade e o empenho do atleta taticamente. Além de contribuir muito para a equipe nos jogos, dificilmente fez um jogo ruim, mesmo sem brilhar na maioria das partidas, é mais fácil encontramos boas partidas do que partidas ruins. Edgar mantém a regularidade dentro de todas as partidas em que atuou, chegando bem ao fundo, fazendo gols e participando de quase todas as atividades ofensivas.

O atleta se lesionou durante a Florida Cup, devido a uma pancada sofrida em uma das partidas, o jogador ficará durante 45 dias no departamento medico e com certeza Guto Ferreira terá dificuldades para montar o elenco com o único atleta que atua pelos lados com velocidade e agressividade para atuar a frente. Na ultima vez que Edgar Junio ficou fora do tricolor, a equipe passou dias difíceis na serie b.

Foram testados vários jogadores para a função de ponta ( extremo): Luisinho, Zé Roberto, Misael, Vitor Rangel e outros. Nenhum desses atletas conseguiram a regularidade de Edgar, um jogador que foi vice artilheiro da equipe no ano, participou de boa parte dos jogos da temporada, mesmo se lesionando algumas vezes, sem duvidas o bom rendimento do Bahia se deu conta por sua postura em campo, além de atacar e defender bem o jogador atua com a mesma qualidade tanto na esquerda quanto na direita. Só na serie B foram 8 gols e vários em momentos importantes para o elenco.

A diretoria tentou e buscou jogadores para atuarem nessa posição, porém pelo 3º ano seguido o Bahia não tem jogadores com qualidade atuando pelos lados, o único que deu certo foi Edgar Junio. Um pouco da falta de competência da diretoria, além da dificuldade em achar um jogador que atue bem nessa função. Veja que o Vitoria tem esse problema, o Flamengo, Corinthians e outros times. Se pensarmos em um time que tem bons jogadores atuando pelos lados na ultima temporada, seria o Santos e o Palmeiras. Vejam que não é só um problema do tricolor e sim de todo o Brasil.

Guto já tinha problemas para montar o time, pois não tem peças que atuem dessa forma com qualidade, obrigatoriamente terá que colocar meias para cumprir a função ou apostar em atletas da base nesse inicio. Não vejo nenhum jogador no elenco que possa substituir Edgar, sem duvida o treinador terá que abdicar da velocidade e trabalhar com Allione e Zé Rafael pelos lados. A equipe perde agressividade, velocidade e ofensividade, por outro lado ganha qualidade técnica no meio de campo.

O próximo desafio é contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste, confesso que estou ansioso para ver a equipe em campo e o trabalho que Guto tem feito nos treinamentos. A verdade é que o teste para o treinador é exatamente nesse ano, nada melhor que tentar e resolver a falta de um dos jogadores mais importantes da temporada passada.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário