A primeira impressão do Esporte Clube Bahia versão 2017

Considerando o pouco tempo de treinamento, o que deu para aproveitar do jogo Bahia x Wolfsburg: A linha de zaga me parece que continua consistente, Tiago e Jackson seguros como sempre, Armero parece ser um lateral com recursos para romper a linha adversária, tem velocidade e agressividade. Com Welington Silva na direita, suponho que possa haver um equilíbrio ofensivo nos dois lados do campo.

No meio, embora não tenha achado que foram ruins (Régis estava um pouco abaixo), é preciso treinar mais variações e movimentação dos jogadores. Uma coisa que me irrita é a distância em que os jogadores jogam no Brasil, você percebe claramente pela televisão, na Europa os jogadores estão muito mais próximos para trocar passes e envolver o adversário, aqui no Brasil só o Grêmio de Roger Machado, herdado por Renato, fazia isso. Para mim esse foi o principal motivo para tantos passes para os zagueiros. Se um esta distante do outro e você não quer forçar o passe, geralmente você faz o passe mais seguro, que é para trás.

Como Guto pretende fazer dois times, um para o Baiano e outro para o Nordeste (podendo alternar dependendo da dificuldades dos jogos), ele terá dois volantes dinâmicos (Juninho e Matheus Sales) e dois volantes de boa estatura (Renê Junior e Edson). A tendência é que ele faça uma composição com um volante dinâmico e outro de estatura, então o time 1, teria Juninho e Edson, e o 2, Mateus Sales e Renê Junior. Na armação a mesma coisa, no começo Régis no time 1 e Renato Cajá no time 2, quando Cajá entrar em forma pode se inverter.

No ataque, ponto fraco do ano passado, uma boa partida de Edigar Junio e uma razoável de Zé Rafael. Como provavelmente Allione será titular, esses dois devem disputar uma vaga pelo outro extremo, e quem perder deve formar dupla no time 2, com Diego Rosa. Deveria levar a melhor quem tiver mais capacidade de jogar com os laterais e criar jogadas pelos lados, além de fazer gols. Tomara que seja Zé Rafael, porque Edigar Junio eu já sei até que ponto pode render, e não acho que seja o suficiente para uma Série A.

Mas falta muita coisa para tirar conclusões, como dois times devem jogar o Baiano e o Nordeste, com a base compondo o banco de reservas desses jogos, vamos ter a chance de conhecer e avaliar praticamente todo o elenco.

Agora a parte que me preocupa. Jogar no 4-2-3-1 no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste é tranquilo, agora contra os principais times da Série A me parece arriscado.

Gostaria de ver um time num esquema mais compacto (4-1-4-1 ou 4-4-1-1) com duas linhas de quatro, dificultando a vida de times potencialmente fortes, como o Palmeiras, Atlético MG, Flamengo, Santos e Grêmio.

O 4-2-3-1 deveria ser uma variação de jogo ofensiva, não jogaria desta forma, com este elenco, na Série A. E acho que o esquema tem que ser definido logo no início da temporada.


E.Silva, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do Blog. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário