Sinal amarelo para a dupla BaVi

EC Bahia

O que parecia quase certo começa a deixar o torcedor baiano com uma leve interrogação na cabeça. A volta de um BaVi na mais importante competição brasileira após longos 10 anos não é tão garantido como a poucas semanas atrás, apesar de ainda parecer bastante provável. 

 Há cinco rodadas o Bahia estava confortavelmente na 12ª posição, mostrando uma reação no segundo turno capaz de deixar o torcedor otimista suficiente até para acreditar em vôos maiores, como uma vaga na Libertadores. Mas após três derrotas e 2 empates, o time volta a ficar na cola da zona do rebaixamento a preocupantes 4 pontos do “poderoso” Palmeiras, que se não for ajudado nas rodadas finais, certamente prejudicado não será. 

O Sport que ganhou fora de casa está ainda mais perto do tricolor e já na próxima rodada poderá trocar de lugar com o Bahia, deixando-o novamente na zona de rebaixamento. Segundo o site chance de gol, a probabilidade de permanência do tricolor na elite que era superior a 99% reduziu levemente para 78%.

Pelo lado Rubro Negro as coisas não foram diferentes. O time que liderou a série B por onze rodadas, chegando a colocar 7 pontos do segundo colocado a 7 rodadas atrás, e pouco antes ficou a 13 pontos do quinto colocado, acabou sendo ultrapassado por dois clubes nas últimas três rodadas, e viu a diferença para o primeiro time fora do G 4 reduzir para preocupantes 6 pontos. A busca do título fica por enquanto em segundo plano, e o objetivo imediato é garantir o acesso para a elite em 2013. Assim como para o rival, a probabilidade de subir que já chegou em 99.9% cai levemente para 95%. Ainda tranqüilo, mas não se pode brincar. 

O torcedor baiano certamente acredita que o que aconteceu nas últimas rodadas foi apenas um susto. Uma fase ruim que acontece em quase todos os clubes ao longo desse longo campeonato. O Vitória que acabou perdendo o treinador terá dois jogos importantes nessa semana para dar a volta por cima, e o Bahia tentará mais uma vez vencer em Pituaçu com o apoio de sua torcida. 

Já foram realizados 22 BaVis na história valendo por campeonatos Brasileiros, com leve vantagem para o Rubro Negro que ganhou 8, perdeu 6, marcou 22 vezes e sofreu 21 tentos (houve ainda 8 empates). O último clássico na primeira divisão acabou de completar 9 anos no último dia 12 e foi o Vitória que saiu vencedor ao aplicar 2 a 1 no Barradão. Dois meses depois o Bahia acabou sendo rebaixado, marcando o início de fracassos do futebol baiano.

Segundo os cálculos do site, a probabilidade atual de voltarmos a ver nossos clubes se enfrentando na elite do futebol brasileiro supera os 74%. Em um ano em que o futebol nordestino volta a ter esperanças de melhores tempos com a volta do campeonato regional, e que teremos uma nova praça esportiva com altíssima qualidade, voltar a ver um clássico de primeira será um belíssimo presente para a apaixonada torcida baiana.

 Victor Hugo.

Autor(a)

Deixe seu comentário