Vitória conhece 1º rival da Sul-Americana

O Vitória vai conhecer hoje seu primeiro adversário na VIII edição da Copa Sul-Americana. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai realizar o sorteio dos confrontos hoje, em Luque, na Grande Assunção, no Paraguai. O Vitória estará representado pelo diretor de futebol, Raimundo Queiroz.

A competição continental vai ter início em agosto e previsão para terminar em dezembro deste ano. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-Americana contra o campeão da Libertadores.

O Brasil entra com nada menos do que oito representantes além do Vitória. O Internacional tem vaga garantida por ser o atual campeão e os outros sete por critério de classificação no Campeonato Brasileiro do ano passado: Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Coritiba e Goiás.

Da Argentina vêm a dupla Boca Juniores e River Plate; da Bolívia, La Paz e San José; do Chile, Unión Española; da Colômbia, La Eqüidad e Deportivo Cali; do Peru, Cienciano e Alianza Sullana; da Venezuela Deportivo Anzoátegui e Zamora; e do Paraguai, Libertad e Cerro Porteño.

Criada em 2002, pela Conmebol, a Copa Sul-Americana substitui a extinta Copa Mercosul. Em sua primeira edição não contou com a participação dos clubes brasileiros, que não se interessaram pelo torneio. Melhor para o San Lorenzo, que conquistou a taça.

A partir de 2003, outros países como o próprio Brasil, o México e EUA passaram a disputar o torneio, elevando assim o seu nível técnico. Em 2006 foi a vez da estréia de um clube da Costa Rica no campeonato.

O Boca Juniors-ARG é o maior vencedor da competição com duas conquistas (2004/2005). Já San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006) e Arsenal-ARG (2007) levaram o título uma vez cada.

Esta semana, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) cancelou a participação das equipes Monterrey e Puebla na competição.

“As datas(da Sul-Americana e da Liga dos Campeões) se igualam e estão protegendo o torneio da Concacaf”, declarou o presidente da Federação Mexicana, Justino Compean, em uma coletiva de imprensa na capital mexicana. Com informações da Tribuna Online

Bacana termos um time nordestino numa competição internacional mais uma vez. É com muito trabalho que o torcedor do Vitória, co-gestor do clube, conseguiu fazer do rubro-negro um clube preparado, hoje, para disputar qualquer competição em igualdade de condições. Podemos nos orgulhar enquanto baianos e esperar o melhor do E.C.Vitória nesta competição que se avizinha. Bora Vitória Carajo!

Autor(a)

Deixe seu comentário