O Esporte Clube Vitória pode carimbar neste domingo (17) a vaga na final do Campeonato Baiano, algo que não acontece desde 2018. Nas últimas cinco edições, o Leão sequer passou da primeira fase. Após abrir boa vantagem no Estádio Mário Pessoa, vencendo por 2 a 0, o Rubro-Negro recebe o Barcelona de Ilhéus, às 16h, no Barradão, com a vantagem de poder perder até por um gol de diferença que ainda assim avança de fase.
Quem avançar, vai enfrentar na final do Bahia, que eliminou o Jequié, vencendo por 1 a 0 no Waldomiro Borges e goleando por 4 a 1 neste sábado na Arena Fonte Nova. Se for confirmado o Ba-Vi na decisão, o primeiro jogo deve acontecer no Barradão e o segundo na Fonte Nova. A única chance do Vitória decidir o título em casa, seria golear o Barcelona por 9 a 0 para tirar a vantagem do saldo de gols do Bahia.
Para o duelo, o técnico Léo Condé conta com o retorno do goleiro Lucas Arcanjo, que se recuperou de uma lesão no joelho, e estava afastado dos treinamentos devido ao falecimento do pai. Por outro lado, o volante Dudu sentiu um desconforto na panturrilha e foi vetado pelo departamento médico. O Vitória deve ser escalado com: Lucas Arcanjo (Muriel); Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo, Iury Castilho e Alerrandro.
Quem apita o duelo é o árbitro Diego Pombo Lopez, que faz parte do quadro da CBF. Ele terá como assistentes Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto. O quarto árbitro será Wagner Francisco Silva Souza. No VAR, o responsável será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, da Fifa, com o auxílio de Jucimar dos Santos Dias e Bruno Pereira Vasconcelos.
SEMIFINAIS DO BAIANÃO
JOGOS DE IDA:
Sábado, 09/03
16h – Jequié 0 x 1 Bahia (Waldomiro Borges)
Domingo, 10/03
16h – Barcelona 0 x 2 Vitória (Mário Pessoa)
JOGOS DE VOLTA:
Sábado, 16/03
16h – Bahia 4 x 1 Jequié (Fonte Nova)
Domingo, 17/03
16h – Vitória x Barcelona (Barradão)