Em situação delicada na tabela do Campeonato Brasileiro, e vindo de derrotas para Santos e Flamengo, o Esporte Clube Bahia tem confronto direto no sábado, contra o Goiás, às 16h, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, pela 26ª rodada. O Tricolor precisa vencer se quiser deixar a zona de rebaixamento, e para isso, precisará quebrar o tabu de nunca ter vencido o time goiano fora de casa em jogos pela Série A.
Em 16 partidas disputadas em solo goiano, pela Série A, o Bahia perdeu nove e empatou sete. O último encontro foi em outubro de 2020, pela 16ª rodada da Série A, e terminou empatado por 1 a 1 no Estádio Hailé Pinheiro, em duelo quente e com muitas expulsões. Pelo lado do Bahia, Rossi, Élber, Mano Menezes e seu auxiliar, Sidnei Lobo, foram expulsos. Pelo Esmeraldino, o técnico Enderson Moreira foi para o chuveiro mais cedo.
A equipe goiana abriu 1 a 0 no primeiro tempo, e viu Rossi ser expulso na etapa final. Mesmo com um jogador a menos, o Esquadrão alcançou o empate nos acréscimos com gol de Fessin. O time na época era treinado por Mano Menezes e jogou com Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel; Clayson (Élber), Rossi e Gilberto (Saldanha).
O único triunfo do Bahia sobre o Goiás em Goiânia foi pela Série B de 2016, quando venceu por 2 a 0, com gols de Renato Cajá e Thiago Ribeiro. Contando todas as competições (Série A, Série B e Copa do Brasil), o Tricolor enfrentou o time goiano em 20 oportunidades na casa do adversário, com apenas um triunfo. Perdeu nove e empatou dez vezes. No histórico geral, são 36 partidas, com 12 vitórias do Goiás, 15 empates, e 9 vitórias do Bahia.
O Esquadrão, que vem de derrota para o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, ocupa a 18ª colocação, com 25 pontos, dois a menos que o Esmeraldino, que empatou com o líder Botafogo por 1 a 1 no Nilton Santos, e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com os mesmos 27 pontos do Santos (15º).