Bahia encara o Cuiabá pela 1ª vez na história e tenta encerrar jejum na Série A

Bahia encara o Cuiabá pela 1ª vez na história e tenta encerrar jejum na Série A

Bahia, depois de figurar algumas rodadas dentro do G6, caiu na tabela e ocupa atualmente o 10º lugar com 17 pontos

Depois de amargar uma sequência terrível de 5 jogos sem triunfo e sem marcar gol, que produziu uma significativa queda na tabela de pontuação da Série A, o Esporte Clube Bahia venceu na última quarta-feira o Clube Atlético Mineiro, porém, em jogo valido pela Copa do Brasil, aliás, um resultado insuficiente para avançar na competição. No entanto, a sequência tenebrosa foi encerrada e se espera, a partir de agora, um tricolor de aço mais competitivo recuperando os atrasos recentes. A jornada começa neste sábado quando enfrenta o Cuiabá, um clube debutante na primeira divisão e entrando no seleto grupo dos times de Mato Grosso que já disputaram a elite do futebol nacional. O Dom Bosco jogou em 1979. O Mixto participou pela última vez em 1985, terminando em 5º lugar. A última equipe do Estado a jogar a primeira divisão foi o Operário, em 1986, que terminou na lanterna da competição.

 

Ainda assim, o novato vem fazendo uma “razoável” campanha considerando o baixo orçamento e a inexperiência em um torneio duríssimo como é a Série A. Antes de enfrentar o Bahia, o time comandado pelo técnico Jorginho, que passou pelo Bahia em 2017, é o primeiro clube acima da zona de rebaixamento, um ponto acima pressionado pelo afamado São Paulo, logo, com uma derrota ou empate com o Bahia pode mergulhar na zona de rebaixado, perdendo posições para o time paulista que encara o Athletico-PR no Paraná e o América-MG que se encontra com o Fluminense no Estádio Independência, em Minas Gerais. No entanto, é importante lembrar que o Cuiabá tem um jogo a menos já que seu jogo contra o Grêmio ainda pela 2ª rodada foi transferido e ainda não aconteceu.

Até então, o Cuiabá faz uma campanha de 13 jogos, 2 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Aos dois triunfos aconteceram contra Atlético Goianiense na Arena Pantanal por 3 x 2 e contra a Chapecoense. Já atuando em casa, onde o time foi imbatível na campanha da Série B o aproveitamento é de apenas de 46,15%, vencendo apenas uma partida, porém, foi derrotado em três oportunidade (Atlético-MG, Flamengo e Corinthians), e empatou com o Juventude e Ceará. Na última rodada, empatou em 0 x 0 contra o Internacional, em Porto Alegre, pelo placar de 0 x 0, conquistando seu quinto ponto atuando como visitante. O time não sofreu ou impôs nenhuma goleada no Brasileiro. Seu pior resultado foi registrado contra o Flamengo quando perdeu por 2 x 0.

O time conta com os conhecidos goleiros João Ricardo, com boa passagem pelo América-MG, e Walter, revelado pelo Corinthians. Na zaga tem Anderson Conceição, que atuou pelo Bahia em 2014, e no passado defendeu o CRB, além do zagueiro veterano Paulão, de 35 anos, que andou pelo Vasco, Fortaleza, América-MG e Internacional.

No meio conta com Uillian Correa, que também teve boa passagem no Esporte Clube Vitória, e no ano passado fez uma grande temporada e colaborou para o acesso do Bragantino, além de Clayson, emprestado pelo Bahia, e o veteraníssimo atacante Elton que passou pelo Vitória em 2021 e 2015, anotando 19 gols somando as temporadas, aliás, o próprio Elton é o artilheiro do time marcando cinco gols no Brasileiro (11 na temporada).

Já o Esporte Clube Bahia, depois de figurar algumas rodadas dentro do G6, caiu na tabela e ocupa atualmente o 10º lugar com 17 pontos, vindo de quatro derrotas (São Paulo, Flamengo, Atlético-MG e Sport). O Esquadrão soma cinco triunfos, dois empates e sete derrotas, um aproveitamento de 40,5%. Se vencer, pode até terminar a rodada na oitava colocação, porém, pode cair ainda mais na tabela e vê a distância para o Z-4 (nesse momento em cinco pontos) diminuir, ligando o sinal de alerta, afinal, no ano passado o tricolor sofreu para escapar do rebaixamento e só conseguiu na penúltima rodada.

Para o duelo, o técnico Dado Cavalcanti não pode contar com o goleiro Danilo Fernandes, o zagueiro Ligger, os volantes Jonas e Patrick e o meia Thonny Anderson, todos entregues ao departamento médico. Por outro lado, conta com o reforço do atacante Hugo Rodallega, que foi regularizado e pode fazer sua estreia com a camisa tricolor. Além disso, o lateral-esquerdo Matheus Bahia retorna após ser desfalque contra o Atlético-MG devido problemas gástricos.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com