Bahia pode alcançar sua 4ª final de Copa do Nordeste em cinco anos

Bahia pode alcançar sua 4ª final de Copa do Nordeste em cinco anos

Bahia foi campeão em 2017, mas perdeu em 2015, 2018 e 2020

Bahia pode alcançar sua 4ª final de Copa do Nordeste em cinco anos

A Copa do Nordeste retornou em 2013, sob a chancela da CBF, e com os passar dos anos vem se repaginando e valorizando ainda mais. O primeiro campeão do chamado Nordestão moderno foi o Campinense, vencendo o ASA na decisão. O Sport foi campeão logo na sequência, em 2014, superando o Ceará na decisão. O Vozão, até então sem título do torneio, levantou a taça pela primeira vez em 2015 derrotando o Bahia na final. Desde 2013, o Esquadrão chegou na final quatro vezes, porém, conquistou a competição apenas uma vez, em 2017, diante do Sport. Assim como em 2015, o Tricolor foi derrotado pelo seu carrasco Ceará na final em 2020, e também perdendo os dois jogos da final. Mas a grande surpresa aconteceu em 2018, quando o Bahia perdeu o título para o Sampaio Corrêa em plena Arena Fonte Nova lotada. Nas últimas quatro edições, foi finalista três vezes: 2017, 2018 e 2020.

 

O tetracampeonato, que bateu na trave em 2018 e 2020, pode vir em 2021, porém, não será fácil. Para chegar na sua 4ª final em cinco anos, o Bahia terá que superar o Fortaleza na semifinal, em duelo marcado para este sábado, às 20h30, na Arena Castelão. Se avançar, na final pode encarar o arquirrival Vitória, ou então o Ceará, que se tornou um autêntico carrasco do tricolor nos últimos anos.

O histórico de confrontos entre Fortaleza e Bahia pela Copa do Nordeste é muito favorável ao Bahia. Diga-se, o Tricolor Cearense ainda não havia vencido o Esquadrão na história da competição, até a partida do último dia 3 de abril, pela primeira fase, quando os cearenses venceram por 2 a 1 na Arena Castelão. Antes dessa partida, eram 8 triunfos do Bahia e 3 empates.

Será a terceira vez que Fortaleza e Bahia se enfrentam em 2021. Em fevereiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão goleou por 4 a 0 na Arena Castelão, com três gols de Rodriguinho e um de Rossi. O resultado foi fundamental para o time baiano garantir a permanência na elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência. No dia 3 de abril, as equipes voltaram a se encontrar, agora pela 7ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, o deu Tricolor do Ceará, que venceu por 2 a 1, com gols de Matheus Jussa e David. Gilberto fez para o Bahia. A vitória do Leão do Pici quebrou o tabu nunca ter vencido o Bahia pela Copa do Nordeste.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com