A Copa do Nordeste retornou em 2013, sob a chancela da CBF, e com os passar dos anos vem se repaginando e valorizando ainda mais. O primeiro campeão do chamado Nordestão moderno foi o Campinense, vencendo o ASA na decisão. O Sport foi campeão logo na sequência, em 2014, superando o Ceará na decisão. O Vozão, até então sem título do torneio, levantou a taça pela primeira vez em 2015 derrotando o Bahia na final. Desde 2013, o Esquadrão chegou na final quatro vezes, porém, conquistou a competição apenas uma vez, em 2017, diante do Sport. Assim como em 2015, o Tricolor foi derrotado pelo seu carrasco Ceará na final em 2020, e também perdendo os dois jogos da final. Mas a grande surpresa aconteceu em 2018, quando o Bahia perdeu o título para o Sampaio Corrêa em plena Arena Fonte Nova lotada. Nas últimas quatro edições, foi finalista três vezes: 2017, 2018 e 2020.
O tetracampeonato, que bateu na trave em 2018 e 2020, pode vir em 2021, porém, não será fácil. Para chegar na sua 4ª final em cinco anos, o Bahia terá que superar o Fortaleza na semifinal, em duelo marcado para este sábado, às 20h30, na Arena Castelão. Se avançar, na final pode encarar o arquirrival Vitória, ou então o Ceará, que se tornou um autêntico carrasco do tricolor nos últimos anos.
O histórico de confrontos entre Fortaleza e Bahia pela Copa do Nordeste é muito favorável ao Bahia. Diga-se, o Tricolor Cearense ainda não havia vencido o Esquadrão na história da competição, até a partida do último dia 3 de abril, pela primeira fase, quando os cearenses venceram por 2 a 1 na Arena Castelão. Antes dessa partida, eram 8 triunfos do Bahia e 3 empates.
Será a terceira vez que Fortaleza e Bahia se enfrentam em 2021. Em fevereiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão goleou por 4 a 0 na Arena Castelão, com três gols de Rodriguinho e um de Rossi. O resultado foi fundamental para o time baiano garantir a permanência na elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência. No dia 3 de abril, as equipes voltaram a se encontrar, agora pela 7ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, o deu Tricolor do Ceará, que venceu por 2 a 1, com gols de Matheus Jussa e David. Gilberto fez para o Bahia. A vitória do Leão do Pici quebrou o tabu nunca ter vencido o Bahia pela Copa do Nordeste.