Mesmo com dificuldades financeiras, agravadas com a pandemia do coronavírus, o Atlético de Alagoinhas garantiu sua participação no Campeonato Brasileiro da Série D e destacou em seu site oficial que vai busca do acesso inédito para a terceira divisão do futebol nacional. A estreia do Carcará será contra o Gama, no Estádio Antônio Carneiro, com data ainda a definir. O Atlético-BA está no Grupo A6, ao lado de Bahia de Feira, Gama-DF, Patrocinense-MG, Tupynambás-MG, Caldense-MG, Palmas-TO e o vencedor do confronto entre Brasiliense-DF e Tocantinópolis-TO.
A Série D passa das antigas 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes das piores federações no ranking da entidade. Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). É um modelo inédito. Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta.
Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final. A CBF detalhou no regulamento o caminho de cada uma das fases.
SÉRIE D 2020: RESUMÃO
Pré-série D: 8 equipes, quatro avançam
Fase de grupos: oito chaves com oito times, totalizando 64 clubes
Segunda fase: início do mata-mata com os 32 classificados
Oitavas de final: 16 classificados
Quartas de final: 8 classificados
Semifinais: quatro classificados garantem vaga à Série C 2021
Final