O Esporte Clube Vitória foi derrotado na estreia da Série A para o Juventude por 2 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Na partida, o Leão não contou com o meia Matheusinho, que voltou para o DM após jogar no sacrifício no clássico Ba-Vi da final do Campeonato Baiano.
Na coletiva pós-jogo, o técnico Thiago Carpini admitiu a dificuldade de substituir Matheusinho, por não ter atletas com a mesma características. O treinador citou Pepê, Gustavo Mosquito e Wellington Rato como jogadores que quebram linhas, mas de forma diferente do camisa 30.
“Isso é um ponto que temos tentado construir. Quando Matheusinho joga, não temos atletas com a mesma característica dele, que consegue quebrar linhas, driblar e fazer a equipe jogar. O Rato faz isso de maneira diferente, o Pepê também. Mas isso não funcionou (contra o Juventude)”, disse.
Além da derrota no jogo de ida da final do Campeonato Baiano por 2 a 0 contra o Bahia na Arena Fonte Nova, o Vitória também não contou com Matheusinho na eliminação na segunda fase da Copa do Brasil ao perder para o Náutico por 2 a 0 no Estádio Manoel Barradas.