Buscando se redimir da derrota na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A, para o Juventude, por 2 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, o Esporte Clube Vitória volta a campo nesta quarta-feira (02), às 21h30, para a estreia da Copa Sul-Americana. O Leão enfrenta o Universidad Católica, do Equador, no Estádio Manoel Barradas. Os times estão no Grupo B, que tem também Cerro Largo, do Uruguai, e Defensa y Justicia, da Argentina.
O Vitória conquistou a classificação para a Copa Sul-Americana com uma arrancada heroica na Série A de 2024, e volta a disputar o torneio após 9 anos. A última vez foi em 2016, quando estreou na segunda fase e acabou eliminado pelo Coritiba. Na ida, o rubro-negro perdeu por 1 a 0 no Estádio Couto Pereira, e venceu por 2 a 1 no Barradão, com gol de Diego Renan e Kieza, mas não avançou por conta do critério do gol marcado fora de casa.
Essa será a sexta participação do Vitória na Sul-Americana (2009, 2010, 2013, 2014, 2016 e 2025). A melhor campanha ocorreu em 2014, quando chegou até as oitavas de final, mas caiu para o para o Atlético Nacional, da Colômbia, perdendo o jogo de ida, no Barradão, empatando por 2 a 2 na Colômbia.
O Rubro-negro busca uma vitória para “virar a chave” após uma sequência de tropeços, com eliminação na Copa do Brasil para o Náutico, perda do título baiano para o Bahia, além da estreia amarga na Série A. O ponto positivo é a campanha na Copa do Nordeste, terminando como líder do Grupo A e invicto.