O Esporte Clube Bahia atravessa um péssimo momento no Campeonato Brasileiro, com cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate), e correndo risco de não conseguir a tão sonhada vaga para a Pré-Libertadores. Para encerrar essa sequência negativa, o Esquadrão terá que vencer o vice-líder Palmeiras, adversário que costuma ser uma pedra no sapato do tricolor baiano.
Nos últimos 18 confrontos contra o alviverde paulista, o Bahia amargou 9 derrotas e 8 empates. O único triunfo nesse recorte foi em junho de 2023, por 1 a 0, com gol no apagar das luzes marcado pelo meia Thaciano, na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada da Série A.
No primeiro turno da Série A, o Bahia perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque, com gols de Estêvão e Rony. Artilheiro do Brasileirão com 12 gols, o jovem promissor Estêvão não estará em campo na Fonte Nova porque cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
No retrospecto geral, o Palmeiras leva vantagem. Contando todas as competições, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa dos Campeões, são 54 confrontos, com 27 vitórias do Alviverde, 17 empates e 10 triunfos do Tricolor. Quando se trata de jogos pelo Brasileiro, os times duelaram 47 vezes, o Verdão venceu 23, enquanto o Esquadrão apenas 9 e tivemos outros 15 empates. Atuando em Salvador, o Tricolor venceu 5, empatou 11 e perdeu 10 vezes.
Bahia e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 18h, na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão ocupa o 8º lugar, com 46 pontos, um abaixo do Cruzeiro (7º colocado com 47). Já o Verdão aparece na vice-liderança, com 64 pontos, quatro atrás do Botafogo.