Bahia cai nas quartas da Copa do Brasil pela 9ª vez; confira as edições

Essa foi a nona participação do Bahia em quartas de final da Copa do Brasil, e a nona eliminação.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia não conseguiu a tão aguardado classificação inédita à semifinal da Copa do Brasil. Com uma atuação fraca, com muito toque de bola e sem agressividade, o time de Rogério Ceni perdeu por 1 a 0 para o Flamengo no Maracanã, depois de tomar 1 a 0 na Arena Fonte Nova, e caiu nas quartas de final do torneio.

Essa foi a nona participação do Bahia em quartas de final da Copa do Brasil, e a nona eliminação. A Copa do Brasil surgiu em 1989, e desde então, o Bahia ficou de fora apenas em três edições: 1991, 1993 e 2004. Nas nove vezes em que chegou entre os 8 melhores, o Bahia foi eliminado pelo Grêmio em quatro oportunidades (1989, 2012, 2019 e 2023). Também caiu para Flamengo (1990 e 2024), Juventude (1999), Atlético-MG (2002) e Palmeiras (2018).

Agora resta apenas para o Bahia o Campeonato Brasileiro, onde ocupa o 7º lugar, com 39 pontos, e está brigando por uma vaga na Copa Libertadores. No Campeonato Baiano, o Tricolor perdeu o título para o Vitória, tomando uma virada de 3 a 2 no Barradão e empatando por 1 a 1 na Fonte Nova. Na Copa do Nordeste, foi eliminado na semifinal para o CRB nos pênaltis.

CAMPANHA DO BAHIA NA COPA DO BRASIL 2024

Na primeira fase, o Bahia passou pelo Moto Club, goleando por 4 a 0, com gols de Rafael Ratão, Cauly, Jean Lucas e Oscar Estupiñán. Na segunda fase, o Esquadrão teve uma classificação dramática, vencendo o Caxias na disputa por pênaltis, por 6 a 5, após um empate em 2 a 2 no tempo normal. Thaciano e Cauly marcaram os gols do tricolor baiano. Na terceira fase, eliminou o Criciúma vencendo por 1 a 0 na Fonte Nova e 2 a 0 no Heriberto Hulse.

O Bahia avançou às quartas de final da Copa do Brasil eliminando o Botafogo. Na ida, empatou por 1 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com gol marcado por Cauly. Na partida de volta, na Arena Fonte Nova, venceu por 1 a 0, com gol salvador do uruguaio Lucho Rodríguez. E agora nas quartas de final, duas derrotas para o Flamengo, por 1 a 0.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário