Teve goleada: relembre o último Ba-Vi na Fonte Nova pela Série A

O último Ba-Vi disputado na Arena Fonte Nova pela Série A aconteceu em julho de 2018.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia e Vitória voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse será o 6º clássico em 2024. Até aqui, o Leão duas vezes pelo Campeonato Baiano (ambos por 3 a 2 e de virada) e empatou em 1 a 1 na Fonte Nova, ficando com o título estadual. O único triunfo do Bahia no clássico esse ano foi pela Copa do Nordeste (2 a 1 na Fonte Nova).

No primeiro turno do Brasileirão, o Vitória chegou a abrir 2 a 0 no Estádio Manoel Barradas com gols de Matheusinho e Wagner Leonardo, mas o Bahia reagiu e buscou o empate com gols de Biel e Everaldo. O último Ba-Vi disputado na Arena Fonte Nova pela Série A aconteceu em julho de 2018, pela 14ª rodada, terminou com goleada do tricolor por 4 a 1, diante de 24 mil torcedores. Zé Rafael, Vina, Tiago e Gilberto marcaram para o tricolor, enquanto Lucas descontou para o rubro-negro.

Naquela partida, o Bahia de Enderson Moreira jogou com Anderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore (Edson), Elton, Zé Rafael, Vinícius (Regis); Edigar Junio (Marco Antonio) e Gilberto. Já o Vitória, treinado por Vagner Mancini, teve Elias; Jeferson (Lucas), Kanu, Aderllan e Bryan; Arouca, Fillipe Souto, Luan; Erick, Neílton (Willian Farias) e Walter Bou (Yago).

RELEMBRE

No returno da Série A de 2018, pela 33ª rodada, o jogo terminou empatado em 2 a 2 diante de 21 mil torcedores no Estádio Manoel Barradas. O Leão chegou a ficar duas vezes na frente do placar (1×0 e 2×1), marcando as duas vezes com o atacante Léo Ceará, mas o volante Nilton e o meia Eric Ramires decretaram o empate. Naquela edição, o Vitória acabou rebaixado, terminando na penúltima colocação, com 37 pontos, enquanto o Bahia ficou em 11º, com 48 pontos.

HISTÓRICO EQUILIBRADO EM CONFRONTOS PELA SÉRIE A

Os rivais já se enfrentaram 31 vezes pela primeira divisão, e o histórico aponta bastante equilíbrio. São 9 vitórias para cada lado, além de 13 empates. Na era dos pontos corridos, foram 11 clássicos, quatro vencidos pelo Bahia, dois pelo Vitória, além de cinco empates.

Esse será o Ba-Vi de número 499 da história do confronto. Nos 498 clássicos disputados até aqui, contando todas as competições, o Bahia conquistou 193 triunfos, enquanto o Vitória venceu 153 vezes. Tivemos também 152 empates. O time tricolor marcou 687 gols e os rubro-negros balançaram as redes 598 vezes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário